Creme da Nivea para clarear a pele gera polêmica sobre racismo

Com anúncio voltado para mulheres negras, a marca associa beleza à pele clara.

Uma campanha da Nivea, veiculada na Nigéria, em Gana, em Camarões e no Senegal, está gerando revolta pelo teor racista. O produto anunciado é um creme que promete “devolver a claridade natural da pele”. 

Estrelado pela ex-miss Nigeria Omowunmi Akinnifesi, o comercial mostra a pele da mulher ficando mais clara – por meio de efeitos de imagem – à medida em que o creme é espalhado pelo corpo. Ao final, ela diz que se sente mais jovem graças ao resultado alcançado. 

View this post on Instagram

This is not okay. #Nivea – Perpetuating the notion that fairer skin is more beautiful, more youthful is so damaging and plays into the racist narrative so prevalent in the beauty industry, that whiteness or light skin is the standard that we should all strive for. Advertisers have the power to change this narrative, but campaign after campaign we see it being used worldwide. Making money out of making people hate themselves is never acceptable. Whitening and lightening creams are not only physically damaging, but also ethically wrong. Empowerment is not too much to ask for. ALL black skin is beautiful, no exceptions, so celebrate us as we are instead of asking us to adhere to unattainable and racist ideals.

A post shared by MUNROE (@munroebergdorf) on

“Perpetuar a noção de que uma pele mais clara é mais bonita e mais jovial é muito nocivo e vai de encontro à narrativa racista que prevalece na indústria da beleza”, criticou a modelo e ativista Munroe Bergdorf, no post acima. 

Noutra crítica, feita através do Twitter, uma mulher identificada como Linds chama a atenção para o aspecto do colorismo dentro da questão racial. “O colorismo está literalmente internalizado no racismo. E a Nivea está ajudando a perpetuar o racismo ao lançar produtos que promovem isso”.

Para quem não está familiarizado com o termo colorismo, ele se refere ao fato de que mesmo dentre os negros há diferentes escalas de discriminação, pois quem tem a pele mais escura está sujeito a sofrer mais preconceito ao longo da vida.

Dá para compreender melhor a questão assistindo a esse vídeo aqui:

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆