Delineadores e máscaras para marcar o contorno dos olhos

Cores e traços nas pálpebras: veja como preparar o olhar para qualquer ocasião

Delineador e máscara são uma dupla infalível para chamar a atenção para o olhar. O preto é básico e impossível de errar, mas no inverno, os delineadores e lápis coloridos são uma ótima opção para suavizar a seriedade do look monocromático dos casacos costumeiramente pretos e cinzas que usamos na estação.

O olhar de gatinha, o traço clássico sobre as pálpebras puxado em direção ao fim das sobrancelhas, pode ser usado a qualquer hora, tanto no trabalho quanto na balada. Mas ele fica mais divertido e casual se sobreposto rente aos cílios a um delineador colorido ou metalizado, com um traço mais grosso.

Como o delineador é muito marcante, opte por não exagerar no make da boca, para não destacá-la mais do que os olhos. A ideia é usar um batom nude, principalmente durante o dia ou em ocasiões formais.

Já contamos aqui o segredo dos aplicadores de máscara e qual é a escolha ideal para cada tipo de cílios. Agora, o beauty artist Marcelo Marques ensina a usar o delineador para abrir o olhar, aproximar os olhos, separá-los, diminuí-los…

Quem tem olhos pequenos deve fazer um traço fino bem rente aos cílios. Para um melhor acabamento, passe um lápis claro na linha-d’água inferior. Quem tem olhos grandes pode aplicar o delineador da mesma forma, mas abusar de lápis escuros na linha-d’água.

Mulheres de olhos caídos podem traçar o delineador rente à linha dos cílios, subindo no canto externo, evitando contornos na parte inferior dos olhos que podem aumentar a sensação de caimento. Em olhos fundos, o ideal é fazer um traço mais fino no canto interno e mais grosso no externo, com sombra clara na pálpebra móvel para destacá-los.

O truque para quem tem olhos separados é fazer um traço igual em toda a extensão da pálpebra, mas esfumar a parte interna dos olhos com uma sombra escura opaca para aproximá-los. Para mulheres de olhos juntos, o traço deve ser fino e aplicado da metade para fora, com sombra clara ou iluminador no canto interno.