Depilação em dia

Aprenda a melhor maneira de deixar sua pele livre dos pêlos indesejáveis

A loira Sheila Mello não descuida dos pêlos 
e costuma revezar o método de depilação
Foto: Dreamstime

A ex-dançarina Sheila Mello não tem como descuidar dos pêlos. Ela precisa estar sempre com a depilação em dia para aparecer impecável nos palcos, já que seus figurinos deixam quase o corpo todo à mostra. 

Como está sempre na estrada, às vezes a loira tem de apelar para a lâmina. “Não é o meu método preferido, pois, além de durar pouco tempo, tenho a impressão de que os pêlos engrossam”, diz ela, que prefere a cera quente.

Mesmo sem saber, ao revezar o método de depilação, a loira ex-dançarina do grupo É o Tchan! está fazendo o correto. Essa é, segundo os dermatologistas, uma boa maneira de evitar os pêlos encravados. 

Os médicos são unânimes em afirmar que não existe um método ideal. Além de cada pessoa adaptar-se melhor com um ou outro, cada um deles tem os seus prós e contras.

Atenção especial para as áreas sensíveis

Virilha bem cavada
Não tente fazer em casa. Não use lâminas porque, quando os pêlos crescem, ficam coçando. Antes de depilar, apare os pêlos. A cera mais indicada é a morna, descartável. Na hora de puxar, a depiladora deve esticar a pele para evitar hematomas.

Buço
Só use a pinça para tirar um ou outro pelinho grosso. Se depilar, use cera morna.

Bico do seio
Pode tirar com pinça ou aparar com tesourinha. Se tiver muito pêlo, use cera morna.

Cuidados antes e depois
1. Não use cremes antes de se depilar.
2. Para facilitar, faça esfoliação com uma bucha vegetal.
3. Antes de começar, deixe água morna escorrer no local por três minutos.
4. Após a depilação, não passe álcool nem cremes. A pele deve permanecer seca para inibir o desenvolvimento de bactérias. Use hidratante após 24 horas. Se a região ficar irritada, faça compressas com chá de camomila.
5. Evite tomar sol 48 horas antes e 78 horas após a depilação para não manchar 

As dicas da loira
1. Antes de aplicar a cera, a pele deve estar limpa, livre de cremes e bem seca
2. A depiladora só poderá retirá-la depois que estiver totalmente seca
3. O puxão deve ser sempre no sentido contrário ao crescimento dos pêlos

Lâmina
Evita que os pêlos encravem e, ao contrário do que muita gente pensa, não faz os fios engrossarem. Não deve ser usada no buço. Cuidados: para evitar contaminação, utilize lâminas descartáveis.

Cremes depilatórios
Dissolvem o pêlo e não eliminam o fio desde a raiz. Cuidados: é sempre recomendado que se faça um teste antes de usar esse tipo de produto. Aplique um pouco do creme na parte de trás do braço e espere 24 horas para ver se aparece alguma reação.

Ceras
Cera quente: Processo duradouro que arranca os fios pela raiz. A cera pode ser aplicada com uma espátula ou com um aparelho do tipo Roll-on. Cuidados: a pele deve estar limpa e sem creme. A cera não deve estar muito quente para não dilatar os vasos.

Cera fria: Vem em folhas prontas para a depilação. Funciona melhor em áreas maiores do corpo. Cuidados: limpe a pele com loção anti-séptica antes de depilar.

Aparelhos elétricos
Máquinas portáteis que arrancam os pêlos pela raiz sem afetar as camadas de proteção da pele, o que é higiênico. Cuidados: coloque uma toalha úmida quente antes da depilação para facilitar a saída dos pêlos e depois seque bem a área.

Evite os vasinhos
Os médicos explicam que os vasinhos surgem pela fragilidade capilar ou circulação deficiente. Evite as ceras quente ou fria e a pinça, pois elas favorecem o rompimento dos vasos. Prefira a lâmina ou depilatório químico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s