Etapas que você não pode pular para uma maquiagem perfeita

Não sabe por que sua base derrete ou por que o corretivo craquela? O motivo é simples: você pulou alguma etapa essencial da maquiagem. Saiba a seguir o que você não pode deixar de fazer na frente do espelho.

Alguns detalhes fazem toda a diferença no resultado final da sua maquiagem
Foto: Getty Images

 

Limpe e tonifique

O primeiro passo começa no banho lavando o rosto com sabonetes específicos para o seu tipo de pele ou leite e gel de limpeza. O tônico é o segundo passo. “Ele vai limpar profundamente os poros e ajudar no controle da oleosidade da pele”, explica Rosangela Matos, professora do curso de Maquiador do Senac Largo Treze.

 

Hidrate a pele

Em seguida você deve optar: hidratante e primer ou BB Cream. “Os produtos multibenefícios, como o BB e o CC, podem ser usados por quem não tem problemas como cicatrizes e poros muito abertos. Já quem tem, deve optar pelo primer que conta com maior poder de cobertura”, completa Rosangela. Uma pele hidratada evita que a base fique craquelada ou acumule nas linhas finas.

 

Corrija

Depois de aplicar a base é a vez do corretivo. “Escolha um no máximo 1 tom abaixo do natural da pele caso as olheiras sejam suaves. Já se tiverem coloração, apele para os corretivos coloridos“, orienta a professora do Senac. Vale lembrar: corretivo amarelo neutraliza a olheira roxa; corretivo verde disfarça as manchas vermelhas; e corretivo lilás ajuda a apagar a olheira amarelada. “É importante homogeneizar a cor da região, porque algumas pessoas têm as pálpebras bem pigmentadas”, explica a maquiadora do Jacques Janine, Chloé Gaya.

 

Aplique o pó

O pó translúcido é essencial para selar e aumentar a fixação dos produtos cremosos. “Ele dá um acabamento mais natural à base e ajuda a pele a ficar mais sequinha”, diz Chloé Gaya.

 

Passe uma base

O passo essencial e que não deve ser pulado é aplicar um produto como base das sombras. O ideal é o primer para olhos, mas caso você não tenha em casa, use uma sombra cremosa clarinha, o corretivo ou até mesmo um lápis de olho bem macio para substituir – a cor pode variar de acordo com a sombra que vem por cima, na dúvida opte pelo lápis cor da pele. Esses produtos vão garantir a fixação e maior intensidade da cor. Vale lembrar que a preparação da pele também inclui a região dos olhos, ou seja, eles já devem estar com primer e base.

 

Hidrate os lábios

Hidratação é a palavra de ordem para garantir um batom impecável. Lábios ressecados soltam pele e aumentam a possibilidade de o batom craquelar. Antes de começar a se maquiar, passe o hidratante labial e deixe-o agir enquanto você prepara a pele. Depois retire o excesso. “Esfoliar os lábios 1 vez por semana é um hábito que ajuda a manter a pele lisa, mas evite fazê-lo no dia que for usar um batom intenso, porque a pele fina da região pode ficar sensibilizada”, aconselha Rosangela.

 

Use o lápis de boca

Outro detalhe essencial – e que muitas mulheres deixam passar – é o contorno da boca com lápis labial. Além do produto criar limite para o batom ele também ajuda na fixação e duração da cor. “Passe bem em cima da linha dos lábios, fazendo correções onde necessário, para deixar a boca simétrica, preencha a boca com o lápis e depois aplique o batom”, ensina Chloé. “Uma boa tática para aumentar a duração é aplicar o batom com o pincel de lábios, depois passar uma camada de pó translúcido e aplicar outra camada de cor”, completa Rosangela.