Descubra como desenvolver a autodisciplina para alcançar os seus objetivos

Todos nós temos sonhos. Mas, para torná-los em realidade, é preciso uma enorme quantidade de determinação, dedicação, autodisciplina e esforço. No entanto, a autodisciplina, mesmo quando queremos muito atingir um objetivo, pode ser algo não tão fácil de se desenvolver. 

A diva fitness WBFF e coach Gabi Lubies é uma expert no assunto. Além da autodisciplina necessária para alcançar seus objetivos no fitness, Gabi também usa das mesmas estratégias para organizar a vida pessoal e profissional de modo a conciliar ser mãe, esposa, auditora fiscal e especialista em concursos públicos. Para conseguir tudo isto, é preciso desenvolver tais habilidades: “Autodisciplina é a habilidade de impor a si mesmo metas, de ser o próprio crítico, e de ser resiliente para não descansar enquanto não chegar ao resultado esperado. É lutar todos os dias para manter o foco e superar a si mesmo”, revela.

Gabi Lubies – Foto: Reprodução

Gabi Lubies aponta quais são os sinais que revelam que você precisa de mais autodisciplina na sua vida: “a indisciplina deixa rastros. Pessoas que não são disciplinadas, tendem a agir de forma semelhante. Elas se atrapalham com prazo e horários; são desorganizada com finanças, alimentação, trabalho, estudos e etc; Procrastinam tarefas importantes e não consegue realizar muitos de seus objetivos, além de se deixarem vencer pela preguiça. Se você se identifica com pelo menos um destes itens, então certamente precisa de mais autodisciplina na sua vida”. 

Para ajudar você a desenvolver a sua autodisciplina para conquistar todos os seus objetivos na vida, Gabi Lubies separou cinco dicas muito úteis. Confira:

Prioridades e motivação

Quando você tenta fazer algo que não é uma real prioridade para você, as chances de você se esforçar e ter disciplina nisto são muito pequenas. Isso acontece porque não há motivação nem necessidade da realização daquilo para a sua vida.

Gabi Lubies – Foto: Reprodução

Uma dica para identificar suas reais prioridades de vida é anotar até 10 coisas que são importantes para você no momento em um papel, e depois responder as perguntas abaixo, dando notas de 1 a 10 para cada item que você escreveu:

Quão benéfico isto é para mim?
Qual o meu nível de empenho para isto?
Qual o meu nível de motivação para fazer isto?
Agora some todos os números individualmente. O item que obtiver maior nota deve ser identificado como prioritário e também o objetivo a focar.

2. Benefícios e consequências

Reflita sobre os benefícios que terá em sua vida caso seja uma pessoa disciplinada e alcance o seu objetivo. Além disso, também reflita sobre as consequências caso você não tenha disciplina.

Enquanto isto te vier à mente, anote suas conclusões em uma folha para ler depois. Depois de um tempo, leia para si mesmo o que escreveu e use como motivador de continuar investindo nos seus objetivos.

Gabi Lubies – Foto: Michele Mol

3. Estabeleça micro metas

As micro metas são aquelas metas bem pequenas e específicas, criadas com o intuito de facilitar o alcance de objetivos maiores. Para criar suas micro metas, você deve pensar no objetivo que definiu (sua prioridade) e em todas as coisas que precisa fazer para atingí-lo.

Por exemplo, se o seu objetivo é parar de consumir açúcar refinado, pense nas pequenas coisas que você pode fazer, no seu dia a dia, para alcançar o seu objetivo. Tomar café sem açúcar, é um exemplo de micro meta.

Tenha todos os dias uma micro meta a atingir, com o intuito de ao final alcançar o seu objetivo. Anote-as para ficar mais fácil de cumprir.

4. Saiba dizer não

Há muitas coisas que têm o potencial de nos distrair dos nossos reais objetivos e desviar o nosso foco. Coisas como redes sociais, televisão, videogames e, até mesmo, pessoas. Usando do bom senso, você deve criar uma barreira de proteção para se blindar contra essas distrações externas.

Aprenda a dizer não para tudo que te distancia dos seus objetivos, sejam coisas ou pessoas. Às vezes será preciso abrir mão de coisas e pessoas. O ‘não’ é necessário para sua evolução e para atingir seu objetivo. Saiba dizer não.

5. Pausas, celebração e recompensas

É importante para a mente e para o corpo ter algum descanso depois de ter se esforçado tanto, para recuperar a sua eficiência e seguir funcional. Por isso, programe suas pausas. Por exemplo, se o seu objetivo é focar nos estudos, então faça ciclos de 2h minutos e 30 minutos de pausa.

Sempre que você conseguir atingir uma micro meta, comemore. Celebrar a cada vitória ensina ao seu cérebro que o que você está fazendo tem importância, e assim, fica mais fácil para desenvolver a autodisciplina.

Se permita desfrutar de pequenas recompensas toda vez que conseguir cumprir as suas micro metas. Quem decide a recompensa é você. Mas, lembre-se que não pode ser algo que estrague o seu progresso.