weKnow BI disponibiliza indicadores para hospitais enfrentarem pandemia

O weKnow Saúde, software de BI da weKnow, especialista em saúde, disponibilizou gratuitamente aos seus clientes um pacote de indicadores previamente construídos para os ajudar na gestão da Covid-19. Esse pacote reúne indicadores que ajudam os hospitais na identificação e combate da pandemia do coronavírus.

Fazer o acompanhamento geral dos casos possibilita análises aprofundadas com relação ao perfil dos pacientes suspeitos e confirmados, quantidade de tratamentos, internações, altas e óbitos no hospital e total de atendimentos diários e mensais. Dados como esses são necessários para que o impacto da pandemia seja diminuído, ou pelo menos, controlado na instituição.

Os indicadores gerados pela weKnow BI no combate à Covid-19 são:

1 – Segurança e gestão do quadro de profissionais

Este indicador gera dados sobre o quadro de funcionários no hospital: quantos colaboradores têm a doença, quantos estão afastados ou em tratamento, se é necessário contratar novos profissionais, qual o nível de produtividade das equipes, entre outros.

2 – Sustentabilidade financeira

Os indicadores financeiros do weKnow Saúde dão acesso às informações necessárias para: mensurar a necessidade de realizar compras, contratações e desligamentos de pessoas ou, se necessário, criar um plano de contingência para redução de custos com base em dados reais. Esse indicador permite ainda criar alertas – que podem ser enviados para smartphones – para garantir uma gestão mais eficaz.

3 – Gestão de produtos críticos

Este indicador avalia o uso e necessidade de reposição de EPIs como: máscaras, luvas, aventais, toucas cirúrgicas e álcool 70%. Ele permite ainda realizar a manutenção de estoque de produtos críticos através de dashboards que possibilitam o acompanhamento da utilização desses materiais, apresentando o consumo por área, diariamente. Permite também, com base nas utilizações por período, sugerir a quantidade de reposições de cada material nos próximos dias.

4 – Gestão de leitos e internações

Esse indicador possibilita o controle dos leitos do hospital. Os dashboards mostram a quantidade de leitos da unidade, quantos estão ocupados e quais leitos de internação estão sendo utilizados por pacientes com suspeita ou em tratamento de Covid-19. Com o acesso aos dados, em tempo real, é possível ao menos minimizar os efeitos negativos e isolar pacientes que não estão com suspeitas da doença dos demais.

Confira o depoimento enviado pelo Hospital Santa Catarina

“Com a chegada da pandemia da COVID19, a procura por dados de atendimento para o estabelecimento das ações de contingência foi imensa. Era necessário acompanhar a evolução da demanda com o rastreamento de sintomas específicos da síndrome gripal e entender as características desses atendimentos. Primeiramente construímos uma planilha para trabalhar com os dados extraídos do weKnow. Esse processo era moroso e manual, realizado duas vezes por dia. Além disso era necessário buscar informações de prontuário para complementar o relatório. Hoje com os dashboards temos as informações tratadas e atualizadas em tempo real. É possível avaliar as características dos pacientes como a gravidade, demanda de exames de imagem e laboratório, taxa de internação e retorno. Além da facilidade de encontrar os dados reunidos no mesmo local, as pessoas que precisam tomar as decisões podem receber o panorama do cenário atualizado, de forma automática na sua caixa de e-mail, diminuindo o tempo de resposta e facilitando a gestão dos fluxos assistenciais.”

Gisele da Silva, Supervisora Assistencial do Pronto Atendimento do Hospital Santa Catarina.