O guia definitivo do batom: 30 fatos que você precisa saber

Descubra tudo o que interessa sobre esse produto que não sai do nécessaire. <3

Você comprou um batom e achou que a fixação não foi aquela maravilha? Fique tranquila. Neste dossiê mostramos o que deve ter um lipstick de longa duração, as formas de aplicar para que ele dure a noite inteira e como esse produto que está em todas as necessaires femininas se tornou um empoderador instantâneo. Olha só:

1. Enquanto criavam o seu batom, você entrou e se formou no colegial…

Reprodução / Filme Meninas Malvadas Reprodução / Filme Meninas Malvadas

O processo de criação de um batom é demorado e demanda muitas cabeças pensantes antes de chegar aos seus lábios. Entre os 4 meses de desenvolvimento e aprovação de cor, 2 a 3 anos de testes e 1 a 2 anos para o lançamento – totalizando o mínimo de 3 anos e 4 meses! -, são envolvidas mais de 50 pessoas em aproximadamente 11 equipes de diferentes áreas.

2. Mas o que você não sabia mesmo é que seu batom saiu da lama

O primeiro relato do uso de bocas pintadas data de 3.500 a.C.! Uma rainha suméria fazia a mistura com lama branca e pedras vermelhas moídas, para deixar os lábios avermelhados. Ao longo da história ele já foi resultado da mistura dos mais inusitados ingredientes como escama de peixe, besouro moído, banha de porco, saliva, suor de ovelha e cocô de crocodilo. Eca!

3. E depois de anos de evolução, você ainda enche sua boca de óleo e cera

Ilê Machado Ilê Machado

Acredite se quiser, o que você passa na boca é composto de 60 a 70% de óleos emolientes, 15 a 20% de ceras e 5 a 20% de pigmentos ou pérolas (no caso dos cintilantes). Para tapear o cheiro das ceras e óleos, ainda são adicionados de 0,2 a 2% de perfume. Com toda essa alquimia, sobram míseros 0,1 a 3% para as vitaminas, protetor solar e extratos. O equilíbrio entre os componentes da fórmula é o que permite manter a bala macia, para escorregar pelos lábios, e ao mesmo tempo firme, para a aplicação sem borrões.

4. Não tem pergunta mais difícil: fixação ou hidratação? 

Não tem jeito, batom de longa duração resseca mesmo os lábios e não é a marca ou o produto que são ruins. É tudo uma questão de química. Para um batom fixar melhor, sua fórmula deve ser rica em ceras e conter um pouco menos de óleos, o que diminui sua propriedade de retenção de água.

5. Durante seu dia no escritório um batom igual ao seu está sendo produzido

Se sua jornada de trabalho é de 8 horas, ela demora tanto quanto a produção de 1 batom. O longo processo conta com a separação dos ingredientes, a adição dos pigmentos, a formação da massa, o corte e a  finalização da embalagem. É claro que muitos batons são produzidos ao mesmo tempo e as grandes empresas chegam a fabricar 7 mil batons de cada linha por dia.

6. Em uma empresa de grande porte são produzidos 9 milhões de batons por ano

Segundo Olga D’Ippolito, gerente de produto e desenvolvimento da Avon

7. Sabe o seu batom superpigmentado? Ele tem chumbo…

E alumínio e óxido de titânio, também. Traços de metais pesados são encontrados e até adicionados às fórmulas da maioria das marcas. Apesar de todo o alarde, o chumbo é uma substância encontrada com frequência nos batons, mas em quantidades mínimas. Ele aparece como contaminante dos corantes e pigmentos e na proporção máxima de 20 ppm (partes por milhão), valor seguro para a saúde, segundo a Anvisa. O alumínio, por sua vez, é adicionado em pequena quantidade, para dar textura aos produtos e evitar que as cores escorram dos lábios. Já dióxido de titânio é usado como branqueador, para transformar um vermelho em um rosa, por exemplo. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, analisou 32 batons e brilhos labiais vendidos no país (e a maioria importada para o Brasil) e chegou à conclusão que a maioria dos produtos continha chumbo em suas fórmulas, mas que o uso intenso ao longo do dia não ultrapassou a quantidade tóxica para o corpo adulto. Ufa!

8. No entanto, o melhor batom pode estar na cozinha

Edith64 / Thinkctock / Getty Images Edith64 / Thinkctock / Getty Images

Acredite se quiser, segundo “O Livro Secreto das Divas de Hollywood”, a gelatina é um ótimo pigmentador. O truque frequentemente usado por top models é simples: mergulhe um cotonete em água e use-o para transferir o pó de gelatina de morango para os lábios. A boca fica rosada, parecendo um batom suave, mas é possível beijar e comer sem manchar ou perder a cor.

9. A beterraba também pode virar um batom natural

tashka2000 / Thinkstock / Getty Images tashka2000 / Thinkstock / Getty Images

Se você prefere se manter longe de qualquer produto industrializado ou é obrigada a isso por causa de alergias, saiba que também pode aparecer com os lábios corados. Nas últimas eleições presidenciais, a candidata Marina Silva chamou atenção por conta de um hábito peculiar: pintar os lábios com a mistura natural de beterraba e caldo de açúcar. O resultado é uma cor sutil, como se tivesse passado batom com a ponta dos dedos. De lamber os beiços!

10. Existem bons motivos para o seu batom estar na geladeira

Quem nunca teve um acidente e quebrou ao meio o seu batom favorito que atire a primeira pedra. Um truque popular para consertar a presepada é simples: esquente as pontas de cada metade no fogo até que elas fiquem levemente derretidas e junte-as de volta. Depois coloque o batom no congelador durante 10 minutos ou na geladeira durante algumas horas. Outro bom motivo para dar essa gelada no produto é para fazê-lo voltar à textura original depois de tê-lo esquecido na bolsa sob o sol.

11. O batom também fica suado no calor

Sabe quando você tira a tampa do batom e ele está cheio de gotinhas que parecem água em volta? Fique tranquila, ele não estragou! “Quando está muito calor, o óleo acaba se separando um pouquinho da fórmula. Isso acontece em batons muito hidratantes”, explica Rita Borges, coordenadora do curso de estética e cosmetologia do Centro Universitário Celso Lisboa. A solução é simples: deixe o batom na geladeira por algumas horas e o óleo volta a aderir.

12. Lábios vermelhos são um símbolo de revolução 

Se hoje você pode votar, trabalhar e ser dona do próprio nariz, isso se deve a mulheres que vestiram seus batons e foram à luta. As feministas Elizabeth Cady Stanton e Charlotte Perkins Gilman firmaram o batom vermelho como símbolo da emancipação feminina, em 1912, usando-o para chamar atenção durante o Movimento pelos Direitos das Mulheres em Nova Iorque. Depois disso, seu uso se tornou a bandeira do empoderamento feminino.

13. O clássico vermelho fisga pela boca, literalmente! 

Um estudo realizado na Universidade de Manchester, nos EUA, comprovou a preferência masculina pelo queridinho batom vermelho. Realizado com 50 participantes, a investigação cronometrou quanto tempo cada homem ficava olhando para diferentes fotos de mulheres. O resultado, como era de se esperar, foi que para as gatas de batom vermelho eles ficavam, em média, 7.3 segundos com os olhos fixos – enquanto para as que estavam de batom rosa ficaram 6.7 segundos e apenas 2.2 segundos para as que estavam com lábios nus. Depois de digerir essa informação, descubra o tom de vermelho ideal para você.

14. Além do mais, o vermelho rende uns belos trocados

Pelo menos é o que sugere o estudo dos pesquisadores Nicolas Guéguen and Céline Jacob, da universidade Bretagne-Sud na França. Eles colocaram 7 garçonetes usando diferentes cores de batom, para atender 447 pessoas em um bar. As que usavam os lábios vermelhos ganharam gorjetas de clientes do sexo masculino em mais de 50% das mesas, já as que estavam com batom rosa, marrom ou sem batom, em menos de 30%. Detalhe: na França a taxa de serviço já está inclusa no preço do cardápio e não é habitual deixar dinheiro a mais. O efeito do batom vermelho, no entanto, não alterou o julgamento de clientes femininas.

15. E você tem muito a agradecer às strippers

É às dançarinas sensuais de São Francisco a quem devemos o mágico e prático batom líquido. Em 1977 , as irmãs Jean e Jane Ford, fundadoras da Benefit, receberam um pedido um tanto inusitado: um pigmento que deixasse os mamilos das dançarinas mais rosados. E assim surgiu o “Rose Tint”, que depois virou Benetint, produto queridinho da marca, amado por celebridades, maquiadores e moças de todo o mundo. Recentemente marcas como O Boticário e a Jequiti também fizeram suas versões.

16. Pimenta no peito dos outros é refresco

As dançarinas de Las Vegas lançam mão dos batons “plump”… Nos mamilos! Como esses batons levam na formula ingredientes como a pimenta, eles fazem aumentar a circulação se sangue na região onde são aplicados, deixando-a mais inchada. O resultado para as dançarinas é a aparência de que elas estão sempre excitadas.  

17. Existe o Dia do batom

O batom permeou a história dos EUA no último século e foi símbolo da revolução feminista, além de marca registrada das divas de Hollywood. Por sua importância, ganhou um dia só para ele: 29 de julho é comemorado o Dia do Batom. A pergunta que fica: por que não temos uma data comemorativa dessas no Basil?

18. O batom é, na verdade, muito old school 

Renata Kameda Renata Kameda

19. O nude foi tendência bem antes de Kylie Jenner sequer ser concebida 

Os batons de cores claras como o bege e o branco se tornaram best sellers na década de 60 e a tendência era usar batom como se não estivesse usando, dando início à febre dos nudes. A descoberta veio da necessidade de aumentar o conforto do produto nos lábios, no final da década de 50, que fez com que os fabricantes diminuissem a concentração das ceras e ácido bromoso e adicionassem fatores que davam mais brilho como titânio e escamas de peixe.

20. Batom em lápis é coisa de rainha

Eles fazem bonito na boca de famosas como Taylor Swift e Bruna Marquezine, mas a praticidade dos batons em lápis é, na verdade, uma invenção do século XVI. A Rainha Elizabeth I, que era fã assumida de lábios coloridos, teve a brilhante ideia de enrolar uma massa feita a partir de gesso e pigmentos e deixá-la ao sol para secar. O resultado foi um bastão de colorir mais fácil de passar e que, apesar da mudança na fórmula, continua sendo adotado até hoje.

21. A verdade é que em dupla é sempre melhor

O combo lápis + batom é só sucesso. O lápis de boca é um forte aliado na hora de desenhar os lábios, mas outra função poderosa do produto é servir de base para a cor durar mais tempo. Primeiro desenhe o contorno e depois pinte dentro dele com o lápis antes de aplicar a camada de batom. Atenção: o lápis deve ter a cor mais próxima o possível da do batom para não ficar manchado ao longo do dia ou da noite.

22. Você pode ter o bocão da Angelina

Não é preciso apelar para procedimentos invasivos para ficar com os lábios carnudos por um dia. A maquiadora Bruna Freitas, do salão House of Beauty, em São Paulo, dá o truque: “Se quiser engrossar os lábios, passe corretivo para apagar o formato natural e depois, com um lápis mais claro que o batom, desenhe uma linha por fora do contorno original”. Depois é só preencher com o batom. Se quiser dar ainda mais volume, aplique umas gotinhas de gloss no centro dos lábios.

23. A aplicação perfeita do batom tem só 6 passos…

E não precisa ser nenhuma profissional. Duvida? Aperta o play:

24. É possível duplicar, triplicar e até quadruplicar seus batons

MdeMulher MdeMulher

Anote as receitas:

  • 1 camada de MARROM + 1 camada de VERMELHO = batom VINHO
  • 2 camadas de NUDE + batidinhas de dedo de VERMELHO = batom ROSA-CLARO
  • 1 camada de VERMELHO + 1 camada de ROXO = batom CEREJA
  • 1 camada de ROXO + batidinhas de MARROM = batom UVA
  • 1 camada de VERMELHO + 1 camada de ROXO + 2 camadas de NUDE = batom MAGENTA
  • 1 camada de NUDE + 1 camada de VERMELHO + 1 camada de NUDE por cima = batom ROSADO COR DE BOCA
  • 2 camadas de NUDE + batidinhas de ROXO = batom LILÁS
  • 1 camada de ROXO + 1 camada de MARROM + 2 batidinhas de VERMELHO = batom VINHO VAMP
  • 1 camada de MARROM + 2 batidinhas de VERMELHO = batom MARROM ACOBREADO

25. Existe um truque para não sujar os dentes

Você está sensualizando na balada e percebe que as pessoas começam a olhar estranho quando você sorri? Se você não estiver com uma alface presa, pode ser o mal do dente borrado! Para que isso não aconteça, depois de passar o batom coloque o dedo indicador na boca e feche seus lábios em volta dele, puxando-o para fora. Isso retira o excesso de produto da parte interna dos lábios evitando que a coloração transfira para os dentes.

26. Os segredos da vovó ainda funcionam

Sabe aquela história de beijar o papel para tirar o excesso de batom? A sábia matriarca da família tinha toda razão e esse truque ajuda a aumentar a fixação e durabilidade dele nos lábios. O ideal é repetir o ritual sempre aplicando uma nova camada de batom depois de secar a anterior no guardanapo.

27. Um sanduíche de pó ajuda a fixação

Se você acha que o pó compacto serve apenas para tirar a oleosidade do rosto, saiba que ele funciona muito bem para “secar” o batom e fazer com que ele dure fique intacto por mais tempo. Aplique a cor, uma camada de pó e outra de cor por cima.

28. Jamais revele esse segredo ao cônjuge

Thinkstock / Getty Images Thinkstock / Getty Images

Pode parecer impossível tirar aquela mancha borrada de batom escuro da sua blusa favorita, mas é mais fácil do que parece. Passe um sabonete branco onde sujou e esfregue com uma escovinha de dentes velha. Caso tenha mais tempo, deixa a peça de molho por 20 minutos em álcool e esfregue o local manchado.

29. O segmento do batom movimenta mais de 5 bilhões de reais

Os e-commerces brasileiros lucraram cerca de 35 bilhões de reais em 2014, segundo dados do e-Bit, e o setor de cosméticos e perfumaria foi responsável por 16% de todas essas vendas, ou seja, responsável por cerca de 5 bilhões e 600 mil reais. E pode ter certeza que boa parte dessas vendas vieram desse produtinho que você carrega na bolsa e retoca a cada 4 horas. A venda de batons no Mercado Livre, por exemplo, cresceu 63% em relação a 2013. Para Mauro Oliveira, gerente da vertical de moda, saúde e beleza do e-commerce, o aumento está diretamente ligado à popularização dos blogs. “Com maior acesso a informação, a busca das mulheres por inovação e por acompanhar tendências resulta no aumento da compra de produtos acessíveis como o batom”, diz. Não à toa é um campeão de vendas!

30. Por fim, o batom vermelho é tão querido que serve até para cobrir as olheiras! 

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆