O sabonete ideal para sua pele

Cada mulher tem um sabonete adequado a sua pele: descubra o seu e fique bonita e cheirosa

Mulher tomando banho

Troque de sabonete se ele deixa sua pele áspera ou meio ressecada
Foto: Dreamstime

Você fica perdida com tantos sabonetes disponíveis na seção de beleza dos supermercados? Pois saiba que, no meio de tantas ofertas, há sempre uma que é a ideal para seu tipo de pele. “Prefira aquele que não só elimina células mortas, o excesso de óleo e o suor, mas também hidrata e protege”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, que cuida da modelo Gisele Büdchen e da apresentadora Daniella Cicarelli. Aprenda, agora, a escolher o melhor sabonete para o seu tipo de pele, lembrando-se de que o bom produto é aquele que remove as impurezas de sua pele sem agredi-la nem ressecá-la: depois do banho, você tem a sensação de frescor, hidratação e maciez.

Líquido ou em barra?

Os líquidos possuem mais ingredientes benéficos. São mais suaves e agridem menos a pele sensível e delicada.

Corpo e rosto são diferentes?

A pele do rosto é mais oleosa e precisa de um sabonete líquido ou em gel, que irrita menos e promove uma limpeza profunda. Já o corpo requer mais hidratação. Então, prefira produtos ricos em hidratantes e óleos, que amaciam a textura e deixam a pele com brilho.

Antibacteriano vale a pena?

Vale. Em áreas mais úmidas e abafadas (como axilas, genitais e pés), há maior concentração de bactérias. “O sabonete antibacteriano evita o mau cheiro e o aparecimento de doenças”, afirma a dermatologista Adriana Vilarinho.

Infantil ou adulto?

A pele adulta tem uma oleosidade natural, que forma uma camada protetora capaz de inibir a invasão de microrganismos que causam doenças. Nos bebês e nas crianças, essa produção de oleosidade é menor. Por isso, os sabonetes específicos para a primeira infância têm composições mais neutras, sem agentes químicos que diminuem a proteção natural da pele. Sendo assim, o produto infantil é também uma excelente opção para quem tem pele sensível, como a das crianças.

Mais espuma é melhor?

Os flocos borbulhantes ajudam a escorrer a sujeira. Há sabonetes que fazem mais espuma, mas isso não é sinal de maior qualidade. Você precisa sempre avaliar o resultado. Após o banho, sua pele está macia, com aparência saudável, hidratada? Ou está áspera e ressecada? Se a resposta for a segunda, tente outro sabonete, até encontrar o mais adequado às necessidades de sua pele.

Se sua pele é…

…seca: precisa de limpeza suave e hidratação intensa. Para evitar o ressecamento, o ideal é usar sabonetes ricos em componentes hidratantes, como lactato de amônia, lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e manteiga de carité.

…oleosa: requer limpeza eficiente e hidratação leve. Para diminuir o excesso de gordura, use sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis.

…normal: o sabonete deve ser moderadamente hidratante, com ingredientes como cânfora e alantoína.
…sensível: use um tipo com substâncias calmantes, como camomila e erva-doce. Prefira os líquidos ou em gel, ou os infantis, que são menos agressivos.