Óleo de coco: usos improváveis que dão certo na beleza

Depois da dieta, saiba por que ele voltou a ser o queridinho das famosas.

Se você segue blogueiras e modelos famosas no Snapchat, já deve ter ouvido o burburinho sobre o óleo de coco como um ótimo recurso de beleza. Ele pode não ser mais recomendado na dieta, mas está sendo usado no cabelo, na pele e até nos dentes!

E parece que ele é tudo isso mesmo! Segundo Flávia Pereira, terapeuta Ayurveda da Lavanda Fitness Spa, no Rio de Janeiro, o que torna o óleo de coco vegetal extravirgem tão especial são suas propriedades naturais, sem adições de químicas. “O coco é rico em antioxidantes que ajudam o organismo a combater radicais livres e retardar os efeitos do envelhecimento”, destaca.

Com a ajuda da especialista, descobrimos outros benefícios do óleo de coco e o uso dele para a beleza.

Na pele

“Pode-se usar o óleo de coco para limpar, hidratar e nutrir a pele, como qualquer outra loção hidrante”, conta Flávia. E o segredo é deixar o produto exposto a uma temperatura em torno de 25° C, para adquirir o aspecto de pomada. “Aí é só esfregar nas mãos e aplicar pelo corpo – fica muito mais fácil! Mas como o óleo é altamente hidratante, não precisa exagerar na aplicação”, recomenda. A terapeuta também indica o óleo nesta versão mais cremosa para diminuir cicatrizes da pele, como antirrugas e massageador.

No cabelo 

Flávia explica que a vitamina E e os ácidos graxos presentes no óleo de coco agem de forma poderosa na parte interna do fios, reconstruindo e fortalecendo o cabelo. O alto índice de gordura saturada também faz bem para os fios. “O óleo é ideal para cabelos secos, tingidos ou com química, pois proporciona brilho e maciez”.

Mas a especialista faz um alerta sobre o uso em excesso: “Após absorvido, o óleo demora para ser expelido. A oleosidade exagerada pode comprometer os fios, deixar os cabelo ensebado e até provocar queda”. A recomendação é hidratar as madeixas com óleo de coco a cada 15 dias e limpar bem na hora de remover o produto durante o banho.

Nas unhas

De acordo com Flávia, a mesma vitamina E que fortalece os fios também fortifica as unhas e previne contra fungos e bactérias: “Usando como pomada, o óleo de coco ainda ajuda a amolecer cutículas e hidrata”.

Na boca 

Clarear os dentes e, de quebra, combater o mau hálito são outros benefícios do óleo de coco. “Como ele é de natureza fria e anti-bactericida, acaba agindo como um preventivo”, esclarece a terapeuta. Para o clareamento, basta misturar o óleo com um pouco de bircabonato de sódio e fazer bochechos.