Receitas naturais para rejuvenescer em um passe de mágica

Econômicas, elas esticam a pele e disfarçam ruguinhas e imperfeições em minutos. Prepare em casa e fique ainda mais bonita!

Já ouviu falar do “efeito Cinderela”? Alguns cosméticos prometem ser a sua fada madrinha e deixar seu rosto lisinho antes de um evento importante. Você fica linda como a Cinderela, princesa dos contos infantis, ficou antes do grande baile.

Há produtos com ativos que provocam o “efeito tensor”: eles atuam como um filme plástico na pele, dando aquela esticadinha. Outros, ricos em proteínas minerais, regeneram imediatamente a pele, disfarçando bem as rugas e os pés de galinha ao redor dos olhos e dos lábios.

Mas você pode conquistar esse resultado em casa, com produtos que já tem na cozinha! Confira as receitas da esteticista Roseli Siqueira, e conheça o poder incrível que os alimentos podem oferecer à beleza da sua pele. Funciona mesmo!

Os três passos mágicos

Higienize

Faça uma bolinha com o miolo de um pão francês e amasse bem. Use-a para massagear todo o rosto suavemente e remover as células mortas com delicadeza.

Tonifique

Em um recipiente, misture 1 copo de água mineral com 1 gota de óleo essencial de sândalo. Acrescente 1 colher (sopa) rasa de açafrão em pó e mexa bem. Aplique a mistura em todo o rosto, com a ajuda de um algodão, e deixe agir por cerca de cinco minutos. “Passe principalmente nos pontos da face em que costumamos acumular tensão, como entre as sobrancelhas e ao redor dos lábios e da testa”, ensina Roseli.

Esse tônico ajuda a descansar a pele e reduzir as marcas de expressão. O açafrão age como um poderoso antioxidante e ajuda a clarear a pele, enquanto o sândalo, ativo extraído da madeira, é terapêutico

Procure os ingredientes em casas de produtos naturais. Como são livres de química, ainda dão um bom respiro à sua pele. Você vai ver a diferença!

Hidrate

Corte 1 beterraba ao meio e coloque em uma panela com água (quantidade suficiente para cobri-la) e deixe ferver por uns 15 minutos. Em seguida, pegue 1 xícara (café) dessa água da fervura, ainda quente, e dissolva 1 folha de gelatina incolor. Mexa bem até desmanchar completamente e aplique em todo o rosto, pescoço e colo com movimentos para cima. Passe nas pálpebras inferiores, com movimentos de dentro para fora. Deixe agir por 15 minutos, enxágue e por fim aplique seu hidratante. “A beterraba contém caroteno, que auxilia na resistência da pele, enquanto a gelatina auxilia na produção de colágeno, que dá sustentação e firmeza”, explica Roseli. Só quando o hidratante estiver seco é que você pode começar a maquiagem.

Outras máscaras naturais

Babosa e aveia

Retire 1 colher (sopa) bem cheia de polpa da babosa e misture com 1 colher (sopa) de aveia em flocos fininhos. Dilua com um pouquinho de água morna até obter um creme, e aplique no rosto limpo, depois de ter higienizado e tonificado. “Faça uma camada grossa sobre a pele, e deixe agir por 15 minutos. Então, enxágue bem. Essa máscara é superpoderosa, porque fecha os poros e deixa a pele esticadinha e mais clara. Como a aveia é rica em vitamina E, um eficiente antioxidante, ajuda a aumentar a resistência cutânea”.

Máscara de água de rosas

Prepare um chá com rosas brancas: solte as pétalas das flores, coloque-as em um recipiente e acrescente 3 xícaras (chá) de água quente. Tampe e deixe descansar por dez minutos. Dissolva 1 colher (sopa) de maisena em 1/2 xícara (chá) de água fria, e acrescente 1 xícara desse chá de rosas, ainda quente. Misture muito bem, deixe amornar e aplique no rosto, com as mãos, em movimentos de baixo para cima. Deixe a máscara agir por 15 minutos e depois enxágue bem. A água de rosas é eficiente para hidratar a pele, enquanto a maisena deixa a pele esticadinha. Essa máscara também pode ser usada depois do sol para acalmar a pele.