Rituais para 3 momentos do dia que deixam sua rotina mais leve

Ao acordar, à tarde e antes de dormir, aposte nestes pequenos hábitos para ter uma rotina mais tranquila e relaxante

Nosso cotidiano já é tão puxado (trabalho, casa, família…), então que tal tirar alguns minutinhos para cuidar só de você e investir no seu bem-estar? Atitudes simples como as listadas a seguir são fáceis de incluir na agenda e vão deixar os momentos do seu dia muito mais gostosos.

Logo pela manhã, aposte no poder revigorante de um bom banho, com direito a sabonete cremoso e aroma floral fresco.

Logo pela manhã, aposte no poder revigorante de um bom banho, com direito a sabonete cremoso e aroma floral fresco. (Getty Images/Getty Images)

Ao acordar…

Deixe a luz natural entrar

Assim que sair da cama, dê aquela espreguiçada boa, abra as janelas do quarto ou dê um pulo na varanda para admirar a luz do sol por alguns segundos. Você vai sentir na hora a diferença na sua disposição e humor. Diversos estudos já comprovaram a relação entre exposição à luz natural e qualidade de vida, então pode apostar!

Beba água com limão

Ok, o sabor pode não ser lá muito agradável (e não vale colocar açúcar, hein!). Mas, além de hidratar o corpo, tomar um copo de água com limão em jejum ajuda a limpar o organismo e a equilibrar o pH do sangue, favorecendo o funcionamento do metabolismo no resto do dia. Sem falar que o limão é abundante em vitamina C – potente antioxidante e protetora do sistema imunológico. Meia fruta espremida já é suficiente. Beba pelo menos 20 minutos antes do café da manhã.

Tome um banho revigorante

O segredo aqui está na escolha do sabonete. A sensação de conforto será maior quanto mais cremoso ele for, e a fragrância, mais leve e fresca. Experimente a versão em barra da nova linha Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário. Tem um cheirinho floral delicioso e deixa a pele macia e aveludada. Após se secar, finalize com o body splash da mesma linha, que prolonga aquela sensação gostosa de pós-banho. Pronto, agora é só se vestir e partir para o dia!

Uma pausinha no trabalho para assistir a um vídeo inspirador ajuda a refrescar a mente.

Uma pausinha no trabalho para assistir a um vídeo inspirador ajuda a refrescar a mente. (Getty Images/Getty Images)

À tarde…

Pare para alongar o corpo

No trabalho, você fica longas horas na mesma posição, ou costuma permanecer o dia todo em pé ou sentada? Para evitar dores e outros probleminhas, procure aproveitar a pausa da tarde para alongar pernas, tronco, braços e pescoço. Os benefícios desse hábito são vários: diminui as tensões, ativa a circulação sanguínea, melhora a postura, combate o estresse, ajuda a prevenir doenças… precisa de mais?

Assista a um vídeo inspirador

Lance mão desta dica naquele momento em que o nível de cansaço estiver no ápice ou quando algo negativo acontecer. Para reativar sua motivação e relaxar a cabeça, dê um pulinho no YouTube e veja algum vídeo instigante. No canal do TED Talks, por exemplo, há muita coisa bacana de pessoas com histórias inspiradoras do mundo inteiro.

Hidrate e massageie as mãos

Durante o dia, a pele das mãos sofre com a ação do sol, a poluição, o ar-condicionado… Além disso, se o seu trabalho exige que use as mãos com intensidade – teclando, por exemplo –, é ainda mais importante deixá-las hidratadas ao longo do dia. Por isso, tenha sempre na bolsa o creme para mãos Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário. Aplique fazendo uma leve massagem. A textura é incrível e absorve rapidinho. Pode passar por cima das unhas também, que não estraga o esmalte.

Uma xícara de chá de camomila ajuda você a diminuir o ritmo e entrar na frequência do sono.

Uma xícara de chá de camomila ajuda você a diminuir o ritmo e entrar na frequência do sono. (Getty Images/)

Antes de dormir…

Respire fundo

Termine o dia com um exercício de respiração simples para limpar a mente e liberar o corpo do estresse acumulado. Deitada ou sentada de maneira confortável e com as costas retas, coloque uma mão no coração e a outra na barriga. Inale profundamente pelo nariz contando até seis, segure por dois segundos e expire devagar, contando até dez. Repita dez vezes esse ciclo.

Entregue-se a um ritual de beleza

Com a mente tranquila, é hora de se dedicar à sua pele. Antes de colocar o pijama, passe um hidratante com fragrância leve e refrescante, massageando o corpo e pressionando os pontos de tensão. Dê preferência a um creme de fácil absorção e com alto poder de hidratação, como a loção hidratante corporal Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário. O produto não deixa a pele grudenta e oferece perfumação na medida certa. Detalhe: estudos indicam que a essência de lavanda induz ao relaxamento.

Tome chá de camomila para dormir bem

Ou pode ser de hortelã ou erva-cidreira, que também têm propriedades calmantes. Uma bela xícara de chá tem benefícios incríveis, tanto físicos como mentais – ajuda na digestão, relaxa, reduz os hormônios do estresse e promove uma boa noite de sono. Como dormir bem é meio caminho andado para se sentir disposta no dia seguinte, melhor aderir à bebida!

Um tempo para você

Seja no banho ou na pausa do trabalho, a linha Cuide-Se Bem Lavandinha, de O Boticário, tem os produtos ideais para o seu momento de beleza – ou de leveza. A seguir, conheça essas novidades com aroma floral e poder relaxante.