Os movimentos faciais durante a musculação acentuam as rugas!?

Franzir a testa com força durante os exercícios podem acentuar as rugas? Dermatologistas falam sobre a repetição dos movimentos faciais.

“As mulheres conhecem bem todos os poros do rosto”, ouvi.  É verdade.  Qualquer marquinha nova, manchinha, cravo ou espinha são detectados imediatamente após seu surgimento.

Segundo  informações  do “data academia”, percebi que as mulheres acima dos 35 se preocupam em  não acentuar as rugas durante a prática dos exercícios. Pode parecer  uma preocupação  tola,  mas percebi que quanto mais elevo a carga do exercício, mais deixo a testa franzida para concluí-lo. E esse movimento é repetido durante cerca de uma hora.  Fato que  me deixou com uma pulga atrás da orelha ou entre os vincos da minha pele.  Perguntei ao instrutor se outras mulheres já haviam conversado com ele sobre esse “medo” e a resposta  foi afirmativa.

Decidida a tirar essa dúvida a limpo, procurei duas dermatologistas: Cecilia Bortoletto e Carla Vidal.

Cecília enviou um estudo sobre a relação dos movimentos faciais e a formações  de rugas e Carla Vidal confirmou minhas suspeitas. “O exercício facial repetitivo que se faz durante a prática esportiva fortalece a musculatura. Isso faz com que acentue as rugas. A solução é o controle facial ou aplicação de botox”, respondeu enfática.

Já a pesquisa, realizada em 2011, estuda  o motivo das rugas se formarem particularmente nas áreas onde fazemos movimentos repetitivos. O estudo acredita que os movimentos faciais podem estar  relacionados ao aparecimento ou acentuação das rugas.  O documento afirma que as rugas tem relação com a idade e com a exposição ao sol.  Afirma também e que as rugas, sejam elas dinâmicas (aquelas que forçamos ) ou estáticas (aquelas naturais aos movimentos do nosso rosto)  aparecerão cedo ou tarde, devido a idade e a falta de hidratação da área.

Portanto, de volta a frase inicial, cada mulher conhece muito bem cada poro do seu rosto e o  trio diário de cuidados – limpeza, hidratação e filtro solar –  continuam sendo os melhores amigos da pele e da jovialidade.  Boas conversas com sua dermatologista de confiança podem tirar todas as caraminholas da sua cabeça e deixá-la sem rugas de preocupação.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s