Sete verdades sobre o jeito de se cuidar!

Pele oleosa, rosto flácido, pintas...Especialistas dão soluções para esses e outros inimigos da sua beleza

Foto: Dreamstime

A rotina de se embelezar é determinante para que as mulheres se sintam melhor consigo mesmas. Reunimos aqui algumas das suas principais dúvidas sobre pintas, veias saltadas, oleosidade… Mas, se o problema persistir, é importante ir ao médico. Há problemas que só um especialista pode resolver.

1. É bom lavar a pele oleosa várias vezes no mesmo dia?

Não, duas vezes por dia são suficientes. Faça isso apenas de manhã e à noite. “O excesso de lavagem pode fazer o efeito contrário: estimular a produção de sebo e piorar a oleosidade”, explica Lauro Rodolpho Lopes, dermatologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Você vai sentir seu rosto fresquinho. Não precisa ter tanta mania de limpeza, né?

2. Ginástica facial mantém o rosto firme?

Sim, porque esse tipo de exercício aumenta a circulação e fortifica os músculos da face. Estique a testa, contraia os lábios e puxe os olhos para as laterais com as mãos. Fazer isso todos os dias adia o aparecimento das rugas e a deixa parecendo mais jovem.

3. Tomar chá verde faz bem à pele? O que melhora?

Um estudo da Academia Americana de Dermatologia concluiu que o consumo diário da bebida durante dois anos ajuda a diminuir as manchas na pele provocadas pelo excesso de sol. Ele pode até ser usado também para lavar o rosto.

4. O que são as pintas brancas que aparecem nos braços?

Especialistas afirmam que elas costumam aparecer entre os 30 e 40 anos nos braços de pessoas que se expõem muito ao sol ou que têm parentes com o mesmo problema. Para evitar isso, use protetor solar.

5. Quando é a hora de começar a prevenir as rugas no rosto?

A partir dos 25 anos já é hora de começar a pensar nisso. Mas os especialistas dizem que as peles mais sensíveis e ressecadas precisam de cuidados desde um pouco antes, porque ressecam mais cedo. Beber muita água mantém a pele hidratada.

6. Como devo tratar calcanhar rachado?

O segredo é manter a pele muito bem hidratada o tempo todo. Os melhores produtos são aqueles que possuem ureia em sua composição. Se não melhorar, é importante procurar um médico. Há doenças como a psoríase e a dermatite de contato que fazem com que o pé pareça rachado.

7. Qual a diferença entre vasos e varizes?

Vasos são as veias estreitas e avermelhadas que aparecem mais nas coxas e nádegas. Varizes são veias dilatadas, que ficam bem mais grossas e esverdeadas e podem causar muita dor e inchaço. Para evitar os dois problemas é bom fazer caminhadas regularmente e não comer coisas gordurosas.