Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

TV e Afins Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Fábio Garcia escreve sobre televisão desde 2012, mas consome a telinha desde que se entende por gente. Ama programas ruins que dão a volta e ficam muito bons
Continua após publicidade

A diretora de ‘A Dona do Pedaço’ acertou: a novela é um “melodrama pop”

Com qualidade de cinema, entenda como Amora Mautner deixou ainda mais atrativo o dramalhão de Walcyr Carrasco.

Por Fábio Garcia
Atualizado em 17 jan 2020, 10h13 - Publicado em 6 set 2019, 16h20

A Dona do Pedaço‘ é o primeiro trabalho da parceria formada entre o autor Walcyr Carrasco e a diretora Amora Mautner. Ele tem em seu currículo uma série de fenômenos de audiência, e ela já foi desde novelas aclamadas (‘Avenida Brasil‘) a outras não-tão-exitosas-assim (‘A Regra do Jogo‘). Após alguns meses de novela, podemos dizer que o casamento entre os dois deu muito certo: enquanto Walcyr pesa a mão no drama e no exagero, Amora fica responsável por dar uma aparência “pop” à produção.

A direção das cenas de ‘A Dona do Pedaço’ chamou muita atenção na primeira fase, em que a novela foi basicamente um faroeste moderno, mas não tem deixado a desejar agora que a trama é ambientada em São Paulo. As câmeras sempre estão posicionadas em locais menos óbvios, atrás de vidraças ou posicionada em alguma estante, mas nunca de forma a chamar mais atenção do que a cena. Os personagens continuam sendo o destaque, assim como os diálogos representados de forma fidedigna ao que Walcyr escreveu (até porque se algum ator mudar o texto pode correr o risco de ver seu personagem ser castigado).

Em cenas especiais podemos ver bem o dedo de Amora Mautner. Quando Josiane (Agatha Moreira) foi encontrar o michê que a chantageava em um prédio, o jogo de cores e repetição/simetria do edifício revelou uma cena de qualidade quase cinematográfica. Claro, quando o cidadão caiu da sacada foi um efeito de computação bem infeliz, mas no geral a cena foi muito boa.

E o que dizer da luta entre Rock (Caio Castro) e Paixão (Duda Nagle)? Parecia cena de filme de boxe! Mesmo a cenografia traz um ar de sofisticação pouco visto em novelas, como a mansão de Maria da Paz (Juliana Paes) que dá um assombro por ser branca demais, vazia demais, parece quase uma casa de internação.

A Dona do Pedaço, Maria da Paz é presa

(Globo/ Arthur Meninea/Divulgação)

Continua após a publicidade

No lançamento da novela, Amora Mautner disse que Walcyr Carrasco era autor de um “melodrama pop“. Ou seja, é uma trama bem folhetinesca, bem classicona, quase uma novela mexicana… mas que tem um traço de sofisticação capaz de atrair um público acostumado a uma estética de cinema ou de série. O resultado é simples: Amora atrai as pessoas com o visual e todo mundo é encantado pelo texto de Walcyr como se fosse um canto da sereia. Isso explica como ‘A Dona do Pedaço’ tem batido recorde atrás de recorde.

Caso tenha curiosidade de saber mais das referências de Amora Mautner, ou mesmo como ela classifica essa novela, temos um vídeo em que conversamos com a diretora. É bem interessante:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=JGEoCqxjmlk&w=500&h=281]
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.