Novo reality show de Ana Maria Braga lembra programa da Netflix

'Copia e Cola' é uma grata surpresa nas manhãs da Globo.

Rolou na manhã dessa segunda-feira (22) a estreia do ‘Copia e Cola‘, o mais novo quadro/reality dentro do ‘Mais Você‘ de Ana Maria Braga. Assim como outras competições que rolam durante o ano no programa da loira, como o ‘Jogo de Panelas‘ e o ‘Fecha a Conta‘, durante alguns dias vamos acompanhar cinco pessoas em uma competição gastronômica. A novidade, dessa vez, tem a ver com a intimidade das pessoas com a cozinha: na teoria, os participantes não sabem nem o básico da culinária.

O objetivo do programa é bem simples: Ana Maria convida a cada um dia renomado chef para fazer uma receita, e os competidores precisam reproduzir essa mesma receita. A da estreia era um prato japonês ultrassofisticado, com papel de arroz frito no formato de um monte Fuji rodeado por peças de peixe cortadas de forma simétrica, algo com uma complexidade tamanha que facilmente seria uma prova do ‘MasterChef Profissionais‘.

Por se tratar de um reality com pessoas sem habilidades na cozinha, o foco dessa vez é mais a diversão. Uma participante se confundiu com o termômetro, outro mal sabia como colocar o papel de arroz na panela e teve até quem “fritasse” lascas de madeira que seriam usadas apenas como decoração. No meio da disputa, para tornar tudo ainda mais divertido, um desafio surpresa foi acionado por uma roleta: um dos competidores então, sorteado pelo azar, precisou cantar ‘Fogo e Paixão’ de Wando num karaokê com o Louro José. Impagável.

Mandou Bem

 (Netflix/Reprodução)

O formato, no entanto, lembra algumas coisas já praticadas na televisão, seja em outras emissoras quanto no streaming. Copiar pratos requintados é bem semelhante do ‘Minha Mulher Que Manda‘, exibido aos domingos no Programa Eliana (porém nesse aqui as instruções do prato são passadas pelas esposas do concorrente através de um ponto eletrônico), mas a fórmula bem humorada do ‘Copia e Cola’ lembra bastante o ‘Mandou Bem‘, reality da Netflix. Neste, vários cozinheiros “sem muito talento” precisam reproduzir bolos magníficos, em meio a muita zoeira da apresentadora humorista.

Mesmo não sendo tão original assim, o ‘Copia e Cola’ parece ser uma fonte grande de diversão nas manhãs, que pega como principal atração o humor gerado por pessoas que não sabem tão bem cozinhar. Vale a pena acompanhar.