‘O Sétimo Guardião’ tem deixado a desejar também nas redes sociais

Por que a atual novela das nove não tem ido tão bem em redes como o Twitter?

Em meados de 2012, o Twitter virou uma grande sala de estar na qual centenas de pessoas assistiam juntas e comentavam as reviravoltas de Avenida Brasil‘. A hashtag #OiOiOi pipocava sempre nos termos mais comentados do site toda vez que a abertura era exibida, o nome de personagens eram presença constante além de, claro, a presença do #AvenidaBrasil no topo dos trending topics. De lá pra cá, todas as novelas tiveram maior ou menor repercussão na rede social, mas poucas vezes acompanhamos um desânimo coletivo como esse de ‘O Sétimo Guardião‘.

Nas últimas semanas, observei os termos mais comentados do Twitter e constatei que a tag #OSétimoGuardião quase nunca aparece nos assuntos mais discutidos na rede social. Mesmo no meu próprio feed, repleto de fãs de novela, a trama de Aguinaldo Silva raramente vira assunto, não importando o tamanho do acontecimento previsto para o capítulo.

O Sétimo Guardião, Gabriel e Luz

 (Globo/Divulgação)

Porém, é uma grande inverdade pegar esse dado isolado e assumir que “o gênero novela está morrendo”, porque no mesmo horário de ‘O Sétimo Guardião’ sempre aparece uma tag para a novela do SBT, ‘As Aventuras de Poliana‘. Se a novela como gênero não está com o pé na cova, o que podemos interpretar desses dados?

Primeiramente, podemos dizer que ‘O Sétimo Guardião’ não emplacou mesmo. Além de estrear numa época na qual menos televisores estão ligados (por causa do calor infernal), o público não conseguiu se afeiçoar pelos personagens-clichês reaproveitados de outras novelas do autor. O único acerto da trama é o gato, que acaba viralizando mais por fotos e GIFs sem necessariamente que as pessoas assistam à novela.

Mas tem pesado muito a falta de apelo com o público jovem, e isso tem afetado esse ranqueamento virtual nas redes. Não existe um único núcleo mais leve e shipável para o público mais novo, que acaba preferindo ver outros programas mais atraentes para a faixa etária (Como ‘Poliana’ no SBT). O excesso de referências a novelas de décadas atrás também é um contra notável em ‘O Sétimo Guardião’, que parece se preocupar apenas com o público com maior bagagem de vida.

Ao contrário de ‘O Sétimo Guardião’, as últimas 3 novelas das nove tiveram uma intensa ocupação dos assuntos mais comentados do Twitter. ‘A Força do Querer‘ foi um grande fenômeno assim como ‘O Outro Lado do Paraíso‘, já ‘Segundo Sol‘ ficou um pouco abaixo, mas com forte participação jovem dos fãs do trio composto por Rosa (Letícia Colin), Ícaro (Chay Suede) e Valentim (Danilo Mesquita). Reflexo da falta de jovialidade na atual novela das nove?