11 dicas práticas para controlar o volume do cabelo e evitar o frizz

Fios volumosos e armados são mais difíceis de arrumar. Basta uma chuvinha e pronto: arrepiam e estragam o seu dia. Confira as nossas dicas e veja como cuidar deles em casa para ficar sempre arrumada.

Foto: Christian Parente

 

1. Não exagere no xampu

Xampu em quantidade excessiva pode ressecar os fios. O ideal é sempre usar um específico para os seu tipo de cabelo e concentrar mais na raiz.

 

2. Tire os nós com cuidado

Desembarace usando um pente de dentes largos, de madeira ou mesmo sintético. Ele reduz a eletricidade e diminui bem o frizz.

 

3. Penteie o cabelo apenas enquanto estiver molhado

Depois de seco, use só os dedos. Pentear cabelo rebelde seco é proibido! Esse hábito desmancha o formato dos cachos e aumenta o volume.

 

4. Capriche na hidratação

Lembre-se que fios ressecados perdem a forma e se arrepiam com facilidade. Hidrate-os uma vez por semana, em casa, e uma vez por mês no salão.

 

5. Tenha uma escova pequena

Você não precisa alisar para tirar o volume. Mas secar apenas a franja e deixar o restante crespo fica esquisito. Para deixar o cabelo bonito sem complicação, use uma escova pequena para escovar os fios da frente e, na parte de trás, aplique mousse ou gel modelador. Em seguida, faça um coque e solte depois. O cabelo fica naturalmente ondulado e seca mais bonito.

 

6. Seque com a ajuda de um secador

Tenha paciência e vá abaixando a raiz com as mãos até que fique bem seco, pois, se ela permanecer úmida, o cabelo vai armar na certa!

 

7. Não bagunce os fios

Ao secar, puxe os fios para baixo, nunca o contrário. Vá ajeitando com os dedos, mas sem sacudi-los nem bagunçá-los. Deixe o secador em jato fraco, movimentando o aparelho em círculos. Finalize com um jato frio, que reduz o frizz.

 

8. Faça rolinhos

Outra saída fácil e prática para deixá-los jeitosos: divida o cabelo em mechas e torça em rolinhos, no sentindo do comprimento. Enrole uma mecha para a frente e outra para trás,  deixe secar e solte. Fica natural.

 

9. Use leave-in

Ele mantém os fios hidratados e abaixa o volume. Vale investir nos silicones também, que dão mais brilho. Para controlar os arrepiados, aplique óleo de argan e uma pomada leve, com textura cremosa. É bom levar um pote pequeno na bolsa, para abaixar o frizz nos dias úmidos ou chuvosos. Evite os produtos que contêm álcool na fórmula, eles podem contribuir para o ressecamento.

 

10. Opte por cortes em camadas discretas

“Maneire no repicado e evite os fios retos, que aumentam ainda mais o volume”, alerta Guilherme Cassolari, do salão Cassolari’s. Aposte nos desfiados leves, apenas nas pontas.

 

11. Mantenha o corte em dia.

Cabelo sem tesoura perde a forma e fica cheio de pontas duplas, volumoso e com um aspecto estranho. Sem preguiça nem economia: tesoura nele de três em três meses!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s