5 dicas para manter os fios bem hidratados

Responsável pelas pesquisas de inovação de produtos da marca Pantene, a bioquímica Verônica Sanchez ensina o caminho certeiro para quem deseja ter fios sempre hidratados sem muito esforço

Toda mulher sonha com cabelos saudáveis, macios, brilhosos e hidratados. Você quer saber os passos e segredos para conquistar tudo isso nos seus fios?

Confira as dicas da especialista Verônica Sanchez:

1. Entenda qual é a sua necessidade:

“Todo cabelo precisa de hidratação, não tem jeito. O procedimento costuma ser indicado quando o óleo natural dos fios não é mais suficiente para mantê-los saudáveis. Para saber quando o cabelo está precisando de tratamento, é bom ficar de olho nos danos apresentados. O surgimento de frizz e de volume descontrolado, por exemplo, são sinais de que os fios estão pedindo socorro. Na hora de escolher os produtos, dê preferência aos que ajudem a depositar nutrientes e que fechem as cutículas.”

2. Não faça misturas:

“Usar diversos produtos de hidratação no cabelo – como fazer um mix de máscaras diferentes – e aplicá-los de uma só vez não garante melhora de performance. Muito pelo contrário. Esse tipo de gesto pode até impedir que os produtos atuem corretamente nos fios. O ideal é seguir o básico: xampu, depois condicionador, seguido por uma ampola de tratamento. Em algumas situações, como no verão, por exemplo, quando frequentamos mais vezes a praia e a piscina, vale adicionar na rotina um creme de pentear para manter o cabelo sempre hidratado. Além disso, é muito importante que as mulheres busquem se conscientizar sobre o tipo de cabelo que elas têm. Isso garante uma escolha mais acertada de produtos e, com certeza, assegura um resultado melhor.”

3. Lavagem na medida:

“Quem tem cabelo ressecado, não deve lavá-lo com muita frequência. Por outro lado, quem tem fios que apresentam excesso de oleosidade, não deve ficar muito tempo sem lavar. A questão em torno da lavagem é o quanto se retira do óleo natural do cabelo, que é essencial para mantê-lo hidratado. Nesse quesito, também é preciso optar pelo uso de produtos adequados ao seu tipo de fio, assim, você encontra o equilíbrio entre a limpeza e a hidratação na medida.”

 
4. Hidratação instantânea e duradoura:

 “Quando o desejo é conseguir um efeito rápido e bastante eficiente, indico as ampolas da linha Advanced Keratin Repair, da Pantene. Elas são uma ótima pedida para quem precisa de reforço imediato, já que atuam com uma altíssima carga de nutrientes. Agora, para quem quer ter e manter uma hidratação duradoura, indico outra linha da marca, a Expert Hydra Intensify, que trata dia após dia. Com poderosos ingredientes hidratantes no condicionador e na máscara capilar, a linha é eficiente até para combater ressecamento crônico.”

5. Cuidado com o óleo:

“Em alguns casos, os óleos podem deixar o cabelo pesado e sem movimento, proporcionando um resultado contrário ao esperado. É melhor escolher bem o produto. Preferencialmente, um que ajude no controle da umidade e na hidratação do fio.”