5 maiores erros de quem tem cabelos oleosos

Vive reclamando da oleosidade dos fios e não sabe o que pode estar sabotando sua beleza? A seguir, listamos os 5 pecados que podem deixar seu cabelo ainda mais oleoso.

Foto: Getty Images

 

1. Passar a mão toda hora

É só ficar com os fios soltos que em apenas algumas horas ele já está oleoso? Reveja os seus hábitos. Ficar passando a mão toda hora, jogando o cabelo para trás ou para o lado, estimula a produção de sebo, além de levar toda a sujeira das suas mãos para a cabeça. O resultado é cabelo mais pesado. Se policie! A franja cai no rosto toda hora? Coloque um grampinho para segurá-la.

 

2. Lavar todo dia com xampu de limpeza profunda

Pode até ser que ele deixe a sensação de fios mais limpos, porém tornar em hábito diário o uso de xampus de limpeza profunda ou antirresíduos pode fazer o feitiço se voltar contra a feiticeira. Como esses produtos removem totalmente a oleosidade e muitos nutrientes junto, o couro cabeludo entende que precisa produzir ainda mais sebo para compensar a falta. Use no máximo uma vez por semana, nos outros dias procure xampus e condicionadores específicos para oleosos. Se quiser uma força extra, o Peeling capilar e esfoliação no couro cabeludo a cada 15 dias, favorecem a renovação celular e a circulação, mantendo a sensação de cabelo limpo por mais tempo.

 

3. Evitar máscaras hidratantes

Engana-se quem pensa que fios oleosos não precisam de hidratação! A oleosidade do couro cabeludo não consegue alcançar as pontas dos fios. Sem uma máscara de hidratação elas ficam ressecadas e espigadas – o drama de quem tem cabelo misto. Procure fórmulas leves e nunca deixe a máscara passar da altura da orelha. Quanto mais longe do couro cabeludo, melhor, mas isso não significa que a máscara deva ficar dentro do armário!

 

4. Pesar a mão nos finalizadores

Sim, óleos nutritivos, leave-ins e protetores solares são necessários, porém quem tem fios oleosos deve prestar muita atenção. Menos é sempre mais: vá aplicando aos poucos, começando pelas pontas e subindo pelo comprimento. Se for necessário, aplique mais algumas gotinhas, mas não deixe o cabelo ficar molhado e nunca encoste com o produto na raiz. As fórmulas em spray são mais leves e evitam fios pesados.

 

5. Lavar com água muito quente

O calor estimula a produção de sebo então, mesmo se você estiver fazendo tudo certinho, o seu banho pode ser um grande sabotador. Mantenha a água na temperatura morna e finalize o banho com um jato de água mais fria, ela ajuda a fechar as escamas do fio e dá mais brilho.