Cansou da progressiva? Já existe um tratamento para dar adeus ao alisamento

A novidade que chega ao mercado profissional é a técnica de remover os efeitos alisadores e recuperar as ondas naturais

Dizem que, ao fazer progressiva, a gente sente dois prazeres: um é ver o cabelo todo liso no começo. O outro é cortar as pontas lisas e finalmente ter seu cabelo natural de novo. Mas para isso é preciso esperar alguns anos. Quer dizer, era! Já há nos salões um tratamento capaz de remover a progressiva. “O efeito chapado e opaco da técnica é eliminado em uma única sessão”, conta Robson Trindade, cabeleireiro do salão Red Door, em São Paulo. O “milagre” chama-se Hydra Clear, fabricado pela Bien, e fez grande sucesso nos eventos de beleza do ano passado como o primeiro removedor imediato de progressiva. Quer se livrar do cabelo escorrido e sem vida? Seja paciente nas lavagens ou use mais química, gastando uma grana extra, mas resolva a questão na hora!

Como o produto funciona?

O Hydra Clear contém em sua fórmula o ácido mercaptotanoico, um derivado da amônia. O formol é um ingrediente ácido, e a amônia, alcalina – os dois são opostos. Por isso, ela é capaz de expandir a fibra capilar e romper a capa criada pelo formol, agindo apenas na parte externa da fibra, sem causar nenhum dano. Com a remoção, o cabelo fica livre para assumir outros formatos, como cachos e ondas, ou até para um novo processo de realinhamento dos fios.

É um tratamento?

Não, na verdade ele não trata o cabelo. O que acontece é que o alisamento com formol encapa o fio e impede a entrada de água e nutrientes pelo período mínimo de três meses. Porém, o uso contínuo do alisante blinda definitivamente o cabelo, que fica sem proteínas e perde a maleabilidade e o brilho. Até mesmo a cisteína, aminoácido presente no cabelo responsável pela forma ondulada, é prejudicada. O novo produto remove a película que recobre o fio para, então, fazer um tratamento que recupera sua forma, seja lisa, seja cacheada.

Quais são as etapas?

  1. O cabeleireiro aplica o removedor no cabelo molhado, massageando os fios durante três minutos antes de enxaguar.
  2. Uma pequena quantidade de Keratina Ciment Repair (que reconstrói a fibra capilar) é aplicada sem enxágue e em seguida o Neutrafix (um fixador), em todo o cabelo. O profissional deixa agir por dez minutos e enxágua novamente.
  3. “Aí, temos duas opções: se a cliente quiser voltar ao cacheado, aplicamos a linha Angel Hair, que retrai a fibra do cabelo, recuperando os cachos. Porém, se ela não gostou do resultado da progressiva, mas ainda quiser manter os fios lisos, colocamos uma pequena quantidade de Botox Bien, deixamos agir por 15 minutos, escovamos e pranchamos”, explica Trindade.

Pode ser usado em casa?

Não, seu uso é indicado apenas nos salões. “Apesar de segura, a técnica exige experiência profissional, pois o cabeleireiro deve fazer uma avaliação da fibra capilar antes de começar. Além disso, é preciso ter atenção e deixar a amônia agir por menos de cinco minutos”, alerta o profissional.

Remova a progressiva sem ir ao salão

A técnica custa a partir de R$ 250. Se estiver sem grana, pode tentar uma alternativa mais demorada em casa.

“Use diariamente um xampu de limpeza para ir diminuindo o efeito chapado e acelerar a remoção da progressiva, que leva de três a cinco meses. Mas, atenção, esse produto deixa os fios extremamente ressecados e é importante usar uma máscara de hidratação poderosa, com ativos como óleo de argan, queratina, pantenol, colágeno e outros componentes que recuperam e hidratam a fibra capilar. Aplique-a toda vez que lavar”, diz Megue Costa, cabeleireira do Emme Vip, de Pouso Alegre (MG). Veja alguns produtos:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s