Caspa no inverno? Aprenda a combater!

Com o friozinho pode surgir a caspa, aqueles indesejáveis pontinhos brancos. Saiba as causas da caspa e acabe com esse problema!

Caspa no inverno? Aprenda a combater!

Lavar o cabelo todo dia ajuda a evitar
o problema
Foto: Dreamstime

É no inverno que ela costuma aparecer: o couro cabeludo descama e fica irritado. Aí, surge uma coceira sem fim. Sim, trata-se da dermatite seborreica — mais conhecida como caspa. Ela é causada por um fungo e, geralmente, surge em quem tem fios oleosos. Mas fique calma: a caspa tem tratamento e não é contagiosa. 

Segundo o dermatologista Ademir Junior, tanto a caspa seca quanto a oleosa podem aparecer por causa de alergia, estresse, doenças nas glândulas ou problemas hormonais. No chuveiro, a situação pode piorar. “Se o banho for muito quente, as glândulas sebáceas aceleram a produção de óleo, que se acumula no couro cabeludo. Em estágios avançados, a caspa cria uma casca grossa e oleosa na pele. Isso causa coceira e inflamações”, alerta o médico.
 
Lavar o cabelo todos os dias ajuda a remover a sujeira e os resíduos, dando fim à oleosidade excessiva. Outra dica é alimentar-se bem e beber muita água. Se mesmo com esses cuidados o couro cabeludo continuar irritado, procure um dermatologista.