Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

É possível transformar cabelo em diamante!

Quando acordar de manhã, num bad hair day daqueles, antes de amaldiçoar a genética pelo cabelo volumoso ou crespo, pense que esses mesmos fios são diamantes em potencial. Literalmente!

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 06h36 - Publicado em 25 ago 2009, 21h00

Diamante produzido a partir de uma mecha de cabelo
Foto: Getty Images/ Divulgação

Depois que o Rei Pelé presenteou a mãe em rede nacional com um diamante fabricado a partir de uma mecha de seu próprio cabelo, muita gente ficou se perguntando como esse processo funciona. E mais: teria essa pedra o mesmo valor daquela produzida pela natureza? Fomos investigar!

No Brasil, a empresa que oferece este serviço é a Brilho Infinito, do Grupo Altstut. A tecnologia que tornou possível essa alquimia vem da Espanha. E é para lá que são enviadas, em saquinhos plásticos, as mechas cedidas pelos clientes. Detalhe: dá até para escolher a tonalidade que seu diamante terá: transparente, azul ou champanhe. “Gemas nessas cores existem, mas são extremamente raras. Em nossos laboratórios, recriamos facilmente pedras com essas características”, explica Carlos Pacheco, diretor administrativo da Brilho Infinito. Confira mais detalhes sobre o processo que transforma cabelo em diamantes a seguir! 

Cabelo, fonte de carbono… e diamantes!

A receita para fazer diamante tem apenas um item na lista de ingredientes: o carbono. E, não se engane: estamos falando desse mesmo carbono que está presente no grafite do lápis e em todas as células do corpo humano. 

Continua após a publicidade

A diferença básica é que, no caso das pedras preciosas as cadeias deste elemento estão dispostas num formato diferente, o que dá origem à dureza e ao aspecto cristalino das gemas.

Por isso, tudo o que é rico em carbono pode, em tese, se transformar numa fonte de diamantes. É o que acontece com o cabelo. A queratina, uma das substâncias presentes na estrutura dos fios, é composta por até 50% de carbono. Daí a ideia de usar mechas como matéria prima de gemas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.