Fuja da caspa

Dermatologistas respondem 7 dúvidas sobre os indiscretos floquinhos brancos que aumentam, principalmente, no inverno

Xampus anticaspa ajudam a remover 
a descamação
Foto: Dreamstime

Ninguém conta e pouca gente admite, mas pesquisas mostram que 40% da população brasileira sofre com caspa, um problema que aumenta com a chegada dos meses mais frios. Não se sabe exatamente a causa, mas a caspa pode ser agravada por frio, transpiração, cabelos sujos e até estresse — o nervoso propicia o crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo. Agora, dois dermatologistas de São Paulo, Denise Steiner e Ademir Carvalho Leite Júnior, tiram as principais dúvidas sobre o assunto e ajudam quem sofre com esse drama:

Usar xampu anticaspa resolve?

Sim, desde que tenha substâncias como cetoconazol, ácido salicílico, sulfato de selênio, piroctona olamina, zinco e alcatrão. Elas diminuem a oleosidade e a descamação, além de combaterem fungos. Em casos graves, o médico pode receitar antiinflamatórios.

O problema aumenta no inverno?

Sim, por causa da água quente do banho e da desidratação natural da pele. Além disso, a renovação das células do couro cabeludo se acelera, provocando a descamação branquinha.

Condicionador na raiz é ruim?

Costuma ser prejudicial, porque o condicionador torna o couro cabeludo oleoso e mais receptivo ao aparecimento da caspa. Aplique o produto sempre a três dedos da raiz dos cabelos.

O consumo de álcool pode piorar os floquinhos brancos?

Sim. Isso ocorre porque o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem na raiz dos cabelos. O consumo de bebida alcoólica desequilibra as glândulas sebáceas, que passam a funcionar mais e formam a caspa.

É preciso lavar os cabelos diariamente com xampu anticaspa?

Lavar o cabelo todo dia é importante para diminuir o número de floquinhos, mas não precisa ser sempre com o xampu anticaspa. Você pode utilizar o produto especial no couro cabeludo e lavar o comprimento com outro xampu. O que vale é limpar os fios.

Secador de cabelo e tinturas propiciam a caspa?

Sim. O couro cabeludo de quem tem caspa está desidratado e sensível. Então, qualquer agente irritante pode agravar o problema. Evite abusar do secador de cabelo, fazer alisamentos à base de produtos químicos e usar tinturas e xampus tonalizantes.

Além daquela poeirinha branca nas roupas, há outro sintoma visível?

Nos quadros médios e graves (chamados de dermatite seborréica), há a presença de uma inflamação. Ela pode gerar vermelhidão, descamação mais intensa e feridas no couro cabeludo. Nesses casos, o ideal é consultar um dermatologista.