Luzes em ação

Conheça as técnicas para clarear o cabelo, escolha a mais indicada para você e saiba como manter os fios saudáveis com a nova cor

Iluminar o cabelo deixa o visual mais jovem, moderno e muito mais charmoso. Não é à toa que essa é uma das mudanças preferidas pelas mulheres brasileiras. Mas, para conseguir aquele efeito de dar inveja, é preciso escolher o tom certo e, principalmente, a melhor técnica para os seus fios. “Luzes e reflexo são indicados para quem deseja um visual mais natural, enquanto as mechas são perfeitas para mulheres ousadas e marcantes”, explica Jotha Cunha, hairstylist do Studio W JK, em São Paulo. Segundo ele, é possível ainda utilizar as três técnicas em um único dia. “Tudo depende da cor escolhida e da condição do fio”, diz o especialista. 

Pronta para clarear? 
Antes de fazer sua cabeça, veja as diferenças entre as técnicas mais usadas: 

Luzes
Discretas, são ótimas para dar uma leve iluminada no rosto ou realçar a tonalidade natural. Como são feitas: mechas bem finas são separadas do cabelo e clareadas com pó descolorante. O processo pode ser feito com touca de plástico ou à mão livre com a ajuda de papel laminado. 

Reflexo
Um pouco mais trabalhosa, a técnica é semelhante à das luzes por ter um resultado natural, embora clareie mais os fios. Como é feito: com papel-alumínio. Mechas finas e grossas são misturadas ao tom natural do cabelo, que deve ser preservado para dar contraste e evidenciar o loiro. 

Mechas
Mais grossas, elas compõem um visual ousado – é a técnica das californianas (em que as pontas ficam mais claras que o comprimento) e do ombré hair (um tom loiro em degradê). Como são feitas: o tom marcado é atingido com o papel-alumínio. Já um visual mais discreto é feito à mão. 

Hora da decisão
Antes de correr para o salão, saiba que existe uma enorme gama de tintas e cores – desde as mais quentes (dourados, acobreados, mel) até as mais frias (champanhe, loiro acinzentado e platinados). Por isso, busque referências e aconselhe-se com o seu cabeleireiro na hora de escolher o tom. “Existe o loiro para loiras e o loiro para morenas”, afirma Ulisses SJ, hairstylist do salão Blend Your Mind, em São Paulo. Segundo ele, mulheres de cabelos escuros harmonizam com as tonalidades quentes, enquanto as de cabelo castanho claro, loiro escuro e outros loiros podem abusar dos tons frios e platinados. 

Fique ligada
Luzes, reflexo ou mechas detonam os fios mais do que as tinturas comuns. “Qualquer tipo de clareamento resseca mais o cabelo, pois está removendo o pigmento do fio, e não depositando, como acontece no processo de coloração”, explica Leonardo Guedes, hairstylist do salão W Crystal, em Curitiba. O cabelo acaba ganhando uma estrutura porosa, e o ressecamento é inevitável. Portanto, investir num tratamento que reponha todos os nutrientes perdidos e reconstrua a fibra capilar é essencial, como a nova linha Dove Reconstrução Completa, que proporciona esse resultado em sete dias. O creme de tratamento, por exemplo, é um item indispensável e deve ser utilizado semanalmente. 

O que não pode faltar
Anova linha Dove Reconstrução Completa possui todos os produtos para você recuperar a fibra capilar dos danos provocados pela coloração. Em apenas sete dias de uso você já nota a diferença. Formulados sem sal, os produtos contêm vital keratin, componente que age na estrutura do fio, repondo suas proteínas e trazendo de volta a maciez e o brilho. Use diariamente o Shampoo e o Condicionador e, uma vez por semana, o Creme de Tratamento, para uma ação mais completa. 

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆