Prepare-se para o alisamento

Cuidados pré-química são essenciais para evitar o aspecto de palha e garantir um liso natural

Cuide antes para conquistar fios 
alisados e bonitos
Foto: Dreamstime

Muitas vezes, a aparência espigada e opaca entrega que seus cabelos passaram por um processo de alisamento. ‘Os cuidados pré-química são fundamentais para evitar esse estado. Se os fios já estão danificados, ficarão ainda pior e podem até quebrar após o procedimento’, alerta Lilian Venâncio, técnica e consultora de produtos da Maxiline, de Belo Horizonte. Por isso, antes de se submeter à técnica ou retocar a raiz, é importante consultar o seu cabeleireiro para ele analisar a cabeleira. ‘Se o problema for o ressecamento, uma hidratação resolve. Mas se o cabelo estiver extremamente sensibilizado, será necessário fazer uma reconstrução com queratina e aminoácidos’, explica Marisa Russo, supervisora técnica da Sewha, de São Paulo.

O profissional também deverá fazer duas provas. ‘Primeiro, o teste de elasticidade. O cabeleireiro traciona um fio. Se ele arrebentar com facilidade ou frizar, nada de alisamento’, esclarece Marisa Russo. ‘Depois, ele deverá passar o produto em uma pequena mecha na região da nuca para ter certeza de que o cabelo suporta a química’, completa Lilian. Atenção: muitos cabeleireiros ignoram os testes. Não tenha medo de parecer chata e cobre-o. É a sua garantia de que seus cabelos ficarão lisos e saudáveis, do jeitinho que você sonhou!

Cinco passos para o sucesso

1. Quando decidir pelo alisamento ou notar que sua cabeleira precisa de um retoque de raiz, redobre os cuidados e faça uma hidratação com máscaras de tratamento intensivo uma vez por semana.

2. É possível, sim, ter cabelos coloridos, alisados e, claro, saudáveis! Para isso, dê um intervalo de pelo menos 15 dias entre as químicas. ‘O ideal é fazer primeiro o alisamento e depois de duas semanas a coloração, já o que alisante remove parte dos pigmentos. Só a escova progressiva à base de tioglocolato suporta a tintura no mesmo dia’, alerta Lilian Venâncio.

3. Use uma boa linha de produtos. Xampu, condicionador e leave-in com proteção solar são essenciais para a saúde de seus fios.

4. Deixe o corte para depois, mesmo se as pontas estiverem danificadas. ‘O alisamento muda a estrutura e o caimento do cabelo’, explica Marisa Russo.

5. Seja fiel ao ativo alisante. ‘Cada cabeleireiro tem um de sua preferência, mas todos agem de uma forma muito parecida nos fios’, diz Lilian Venâncio.

Em paz com o cabeleireiro

Marque horário
Não chegue no salão de surpresa. Se o profissional estiver ocupado, não lhe dará a atenção necessária. Controle a ansiedade e espere. Insistir para ser encaixada na agenda é um risco: você será atendida com pressa e desatenção.

Certifique-se de que o profissional é gabaritado na técnica escolhida
Ok, sua amiga fez um alisamento à base de guanidina que ficou perfeito, exatamente como você queria. Mas se você optou por outro profissional, é legal perguntar se ele domina o procedimento com o ativo. Para garantir, fale com alguém que já passou pelas mãos dele e peça fotos de antes e depois de algumas transformações que ele já fez.

No dia
Vá ao cabeleireiro com sua cabeleira ao natural. Ele precisa ver suas madeixas do jeito que são para identificar exatamente o que você quer mudar.

Diálogo é tudo
Tire todas as suas dúvidas. Afinal, você pagará pelo tempo que o cabeleireiro dedicará ao seu caso. Se a sua vida é uma correria, peça um corte prático. Se em vez de pedir a sua opinião ele disser ‘confie em mim’, é melhor pular da cadeira e procurar outro profissional. A troca de ideias evita surpresas sobre o que pode acontecer depois da mudança.


 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s