Saiba como escolher o melhor tipo chapinha para o seu cabelo!

Na hora de escolher uma chapinha, além de levar em consideração a largura dela e o tipo de fio que você tem, também é importante prestar atenção nas funcionalidades e no tratamento que ela oferece

A chapinha deve ser passada apenas 1 vez nos cabelos mais finos 
Foto: Dedoc Gloss

Largura

De acordo com Priscila Delfino, hair stylist da equipe técnica Taiff-Proart, as chapinhas mais largas são indicadas para quem tem os cabelos longos e volumosos, pois elas conseguem pegar mais fios e agilizar o processo de alisamento. Além disso, elas também servem para deixar o cabelo ondulado.
 
Já as chapinhas mais estreitas são indicadas para cabelos mais curtos e para fazer cachos bem definidos.
 
Saiba como escolher o melhor tipo chapinha para o seu cabelo!

Foto: Divulgação

1. Prancha Ceramic Infrared da GA.MA Italy 
 
2. Chapa Look da Taiff 
 
3. Prancha Laser Íon Titanium da GA.MA Italy 
 
4. Chapa Saffira da Taiff 
 

Os tipos de chapinha e suas tecnologias

Chapinha com tecnologia de titanium – emite íons negativos que cauterizam os fios, eliminam a eletricidade, fecham a cutícula e mantém a massa, umidade e saúde dos fios.
 
Chapinha com tecnologia de safira – tem uma superfície mais lisa e proporciona um deslize melhor e mais suave, de menos atrito.
 
Chapinha com tecnologia infravermelha – ativa as moléculas de água paradas e elimina as toxinas que costumam deixar os fios pesados e sem vida.
 
Chapinhas de cerâmica – diminui o atrito com o cabelo e desliza com maior suavidade. A resistência de cerâmica também é extremamente importante, pois ela mantém a temperatura e economiza energia, como explica Augusto Moraes técnico do Instituto GA.MA Italy.
 
Saiba como escolher o melhor tipo chapinha para o seu cabelo!

É super importante hidratar os cabelos pelo menos uma vez por semana
Foto: Dedoc Abril

Tipos de cabelo

Cabelos finos
De acordo com Augusto, o melhor é passar a chapinha apenas uma vez em cada mecha e sem demorar muito tempo. A temperatura ideal fica entre 180º e 190º.
 
Cabelo grosso 
Para agilizar o processo de alisamento com a chapinha, use o secador para fazer uma escova antes. Você pode demorar um pouquinho mais quando for passar a chapa e pode usá-la na temperatura de 220º.
 
Dica: se você não abre mão da chapinha no seu dia a dia, faça hidratação caseira toda a semana.
 
De acordo com Augusto Moraes, as chapinhas com turmalina potencializam as funções adicionais de qualquer modelo, por isso vale apostar nessa função na hora de escolher uma para deixar em casa.