Tintura nota 10

Como mudar a tonalidade do cabelo, sem colocar em risco a saúde e a beleza dos fios

Siga o mdemulher no Instagram

O tom preto, ou o castanho-escuro, são os que resistem por mais tempo
Foto: Divulgação

Deixar o produto ficar no cabelo além do tempo recomendado faz a tintura durar mais?
Não! Ela vai durar o tempo que tiver de durar e corre-se o risco de o escolhido ficar mais carregado. Além disso, ao desrespeitar o tempo de pausa indicado pelo fabricante, expõe-se o fio a um desgaste desnecessário.

Existem tonalidades que duram menos que outras?
Sim! Os tons vermelhos e azulados têm vida mais curta porque seus pigmentos se desprendem com mais rapidez do fio. Diferentemente, o preto e o castanho-escuro disparam como os mais resistentes.

Pode-se fazer permanente ou alisamento em cabelos tingidos?
Em partes. É que os especialistas desaconselham superpor tantos processos químicos. Mas se você faz questão, deve esperar pelo menos duas semanas entre uma aplicação e outra. Como com a tintura o cabelo fica muito poroso e sensível, o melhor seria associar o alisamento ou a permanente com um tonalizante

Grávidas podem tingir o cabelo?
Apesar de as formulações serem mais suaves, nem todas as tinturas podem ser usadas durante a gestação. Evite especialmente as que escurecem os fios gradativamente, pois trazem metais pesados que podem afetar o bebê. Muitos obstetras desaconselham o uso das tinturas permanentes. Nessa fase, opte pela hena ou os tonalizantes, que são mais suaves e não têm contra-indicação.

Como reverter o processo se o meu cabelo ficou muito escuro?
Em primeiro lugar, saiba que tinta não clareia tinta. Se ficou escuro além da conta, a solução é partir para a decapagem, o que deve ser feito em um salão de beleza. Além disso, é necessário dar um intervalo de pelo menos 72 horas para que os fios descansem. Por outro lado, se o cabelo ficou claro demais, a solução é mais fácil e pode ser obtida com um tonalizante.

Posso usar tinta para disfarçar fios manchados?
É uma boa alternativa para encobrir defeitos, mas só deve ser feita por profissionais. Isso porque as manchas são resultado de aplicações malfeitas e o conserto depende de escolher a tonalidade certa, na quantidade ideal e no tempo justo — ou seja, detalhes que só um profissional tem condições de definir.