12 erros comuns que devem ser evitados no primeiro mês de trabalho

Já preparou os post-its para anotar tudo?

 

1. Deixar o medo impedir você de agir

Ver todo mundo produzindo enquanto você ainda está se adaptando ao novo trabalho pode causar uma certa insegurança. Será que os seus resultados vão ser tão bons quanto os do restante da equipe? Não deixe essa preocupação impedir que você tome atitudes e cumpra suas tarefas. Vai levar tempo, mas aos poucos você pega o ritmo!

2. Não respeitar seu próprio tempo

Aquele velho ditado que diz “a pressa é inimiga da perfeição” não poderia se aplicar melhor do que nesta situação. Sim, você precisa cumprir prazos e mostrar eficiência, mas não exija de si mesma mais do que poderá cumprir em apenas um mês.

3. Forçar a barra e trabalhar demais

Eu amo meu trabalho. Eu amo meu trabalho. Eu amo meu trabalho.

Às vezes a vontade de se destacar é tão grande que pode acabar virando desespero. Quando você perceber, estará com tarefas acumuladas que nem são da sua responsabilidade. Uma coisa é ser proativa, outra é ter tantas coisas pra fazer que podem atrapalhar o seu desempenho. 

4. Não saber dizer não

É importante não deixar que abusem da sua disponibilidade em qualquer momento da carreira, mas principalmente nesta fase de aprendizado. Concentre-se apenas nas suas missões diárias e ajude somente no que for capaz.

5. Achar que sabe de tudo…

Mesmo que seja o emprego dos seus sonhos, naquela função que você estudou muito para se especializar, nunca (nunca mesmo!) acredite que já sabe de tudo. Sempre haverá novidades na profissão para você se manter atualizada, então ouça o que as pessoas da sua área têm a ensinar.

6. E não fazer todas as perguntas que precisa

Você poderia por favor soletrar “Gabbana”?

Pode ser por medo de parecer inferior ou por achar que sabe demais. Apenas deixe essas bobagens de lado e não perca a oportunidade de fazer uma pergunta quando você achar necessário. Nem que seja só para ter certeza de algo que provavelmente já sabe. Dica: se não tiver alguém disponível para ajudar na hora em que você precisar, anote suas dúvidas para depois.

7. Não prestar atenção nas respostas que recebe

E para não precisar repetir as mesmas perguntas (e até os mesmos erros), fique atenta ao feedback que recebe dos seus colegas de trabalho. 

8. Evitar atividades sociais com os colegas de trabalho

Uma forma de se sentir mais à vontade no dia a dia da empresa é começar a interagir com o pessoal mais experiente. Além disso, um pouco de distração nunca é ruim. Mesmo que a timidez apareça, não recuse um convite para um almoço ou para um happy hour depois do trabalho. Divirta-se!

9. Compartilhar informações demais nas redes

A animação para contar as novidades do seu novo trabalho para amigos e familiares pode contagiar até demais. Cuidado para não exagerar no que escreve sobre sua rotina no Facebook. Limite-se a falar sobre suas experiências, pedir conselhos e fazer seus desabafos apenas para pessoas que conhece e confia. Ética é tudo! 

10. Vestir-se de forma inadequada

Não é legal quando a empresa opina demais na forma como a mulher deve se vestir, mas também não é recomendável que qualquer profissional ultrapasse o bom senso em suas escolhas fashion. Se o lugar em que trabalha tiver uma conduta de vestimenta você deve cumpri-la. Se não tiver, escolha roupas que combinem com o ambiente. Na dúvida do que usar, consulte a nossa querida internet

11. Chegar muito atrasada

Às vezes pode acontecer… Mas só às vezes, certo? Evite que isso aconteça no primeiro mês de trabalho e ganhe a confiança dos seus chefes. De preferência, mantenha esse hábito nos meses seguintes! 

12. Não saber aproveitar o seu tempo

Com a rotina semanal de trabalho, é fundamental que você tenha momentos de pausa para tomar um café e esticar as pernas. Mas não desperdice seu tempo livre jogando conversa fora ou procurando joguinhos no seu celular. Caso haja algumas horinhas sobrando, use-as para estudar seu desempenho nos primeiros dias na empresa, listar alguns deslizes que precisam ser corrigidos ou ler algo importante.