5 dicas para você se tornar empreendedora

Saiba como se planejar para tirar de uma vez por todas aquele projeto antigo da gaveta e abrir um negócio próprio de sucesso.

Ficar de olho vivo nas oportunidades é a melhor estratégia para não errar ao abrir um negócio próprio
Foto: Getty Images

Começou 2014 decidida a virar dona do próprio negócio? Então, arregace as mangas, faça um bom planejamento e analise atentamente o setor em que pretende atuar. “Quando se percebe uma oportunidade, ou seja, quando há demanda, é muito menos arriscado dar errado. É como vender biquíni bonito na praia num dia de sol”, explica Reinaldo Messias, consultor do Sebrae-SP. É agora que você vira empresária!

Para começar um empreendimento

Veja o que é necessário para ter sucesso e enfrentar com tranquilidade os dois primeiros anos de negócio, considerados os mais difíceis:

1. Veja se tem perfil de administradora
Você precisa saber se gosta do setor no qual vai trabalhar e se está apta a lidar com grana, funcionários e muita burocracia.
 
2. Reúna informações
Pesquise se a empresa é viável e monte um plano de negócios: identifique o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes e consumidores.
 
3. Faça contas
Calcule quanto terá de investir, quanto será necessário fazer de empréstimo – considerando uma grana extra para os meses em que não vai receber nada e para o caso de eventuais emergências – e em quanto tempo começará a ter lucro.
 
4. Regularize a papelada
Enfrente processos burocráticos para formalizar a empresa. Você pode se registrar como microempreendedora individual para ter um CNPJ, que facilita empréstimos e dá isenção de impostos (confira em portaldoempreendedor.gov.br).
 
5. Chame atenção para seu negócio
Avise amigos, parentes e vizinhos sobre a inauguração, dê uma festa e divulgue nas redes sociais. Faça barulho!
 

Como conseguir grana?

Se você quer abrir um negócio, mas não tem grana suficiente, saiba que é possível conseguir financiamento ou microcrédito. Para isso, basta ir a um banco ou instituição financeira, onde existem financiamentos específicos para pequenos negócios e para pessoas interessadas em abrir uma empresa. Antes de fazer dívidas, no entanto, procure a ajuda do Sebrae. A entidade presta consultoria para futuros empreendedores em todas as etapas de abertura da empresa e disponibiliza consultores em marketing, finanças e administração. Procure um dos pontos de atendimento mais próximos ou ligue para 0800-5700800.

☆ Descubra o significado de MARTE no seu Mapa Astral ☆