5 passos para estimular a sua criatividade

Seu poder criativo anda em baixa? Siga as dicas que irão ajudá-la a ter ainda mais criatividade

5 passos para estimular a sua criatividade

Mantenha a cabeça aberta para absorver informações e estimular o surgimento de nova  ideias
Foto: Getty Images

Todos nascem com potencial criativo. Porém, com o passar do tempo esse talento pode se tornar mais restrito em algumas pessoas. E são muitos os motivos responsáveis pela queda na produção de ideias originais. Por exemplo, falha do sistema educacional – que nos ensina a memorizar, mas não a pensar -, os hábitos e regras que nós mesmos criamos, medo de errar, pensamento condicionado… Mas nem tudo está perdido. O professor e especialista em criatividade e inovação Antônio Carlos Teixeira ensina os cinco passos para você desenvolver a sua capacidade criativa. Confira:

 

Conscientize-se do seu poder criativo

Antes de convencer alguém da sua capacidade de gerar boas ideias, convença-se de que você tem poder criativo. Escreva frases encorajadoras e cole-as em lugares onde possa vê-las diariamente, como espelhos. Exemplos: “Tenho grande potencial criativo” e “Minha mente gera muitas ideias”. Os textos também podem ser retirados de livros e sites ou até inventados por você.


Acredite no seu sonho

Quanto mais acreditar em seu sonho, mais fácil será realizá-lo. Afinal, crer possibilita o surgimento de soluções originais. Então, comece já a visualizar sua ideia concretizada. Assim, seu esforço e energia se concentrarão para a conquista dos objetivos. O importante é saber onde quer chegar. Ah, não ter medo de falhar também ajuda. Aposte: mesmo que uma ideia não dê certo, outras maravilhosas irão surgir.


Conheça-se

Tão importante quanto ter ideias fantásticas é procurar se conhecer cada vez melhor. Faça um exercício de autoconhecimento e identifique seus pontos fortes e fracos, pois isso ajuda – e muito! – a saber em quais situações você arrasa e em quais deixa a desejar. Afinal, todo ser humano é competente para alguns assuntos e pouco habilidoso para outros. Feito isso, aprimore seus dons e invista cada vez mais energia para superar suas incompetências.


Dose suas energias

Dependendo do desafio, o mais inteligente é concentrar-se primeiro nas questões difíceis, pois estará com o tanque de energia completo. No entanto, caso as tarefas complexas não estejam claras, resolva antes os problemas com os quais tem mais habilidade para, em seguida, dedicar-se ao que lhe parece difícil. Atenção: procure relaxar entre as etapas. Enquanto descansa, seu subconsciente trabalha em busca de soluções.


Abra sua mente

Manter a cabeça aberta para absorver informações estimula o surgimento de ideias. Para isso, fuja dos pré-julgamentos. Evite classificar os pensamentos como bons ou ruins – apenas registre-os. Sua criatividade demonstrará do que é capaz de fazer e você exercitará seu direito de ser como é e se expressar dessa forma.