6 passos para arrumar um novo emprego

Está cansada do seu trabalho atual? Confira um guia prático para mudar de emprego e ser uma profissional mais feliz

6 passos para arrumar um novo emprego

Aproveite as facilidades da internet e das redes sociais para encontrar um emprego novo
Foto: Getty Images

1. Reflita e crie planos
Você está empregada mas sente-se desmotivada? Pois então, o primeiro passo é identificar os motivos que a fazem querer mudar de trabalho. Reflita se são as atividades que desempenha, o clima, a empresa… ”Isso é fundamental para você saber o que quer, onde buscar uma nova oportunidade, quais vagas poderá aceitar ou não”, diz o consultor de carreira Anderson Cavalcante. A solução pode até ser mudar de área na mesma firma.

2 Não saia do atual emprego
Não peça demissão antes de ter algo concreto. ”Ao estar empregada, você fica mais confortável para procurar novas oportunidades. Afinal, seu salário garante o pagamento das contas”, afirma a consultora Maria Helena Mazari, da Ricardo Xavier Recursos Humanos. “Assim, você também terá mais poder de negociação numa entrevista para outra vaga”, ressalta.

3. Liste as empresas dos sonhos!
É hora de traçar suas metas e um plano de ação. Selecione cerca de 20 empresas que têm a ver com seu perfil e seus objetivos de carreira. Cadastre seu currículo no site das companhias ou encaminhe-o para o departamento de recursos humanos. Não tenha vergonha de ligar para o RH, apresentar-se e perguntar se há vagas.

4. Amplie seus contatos
A indicação de funcionários pesa muito em grande parte das empresas. Isso porque alguns gestores não querem esperar um longo processo seletivo e aceitam a sugestão de um colega ou empregado. Por isso, é essencial acionar seus contatos: ”Ampliar o networking ajudará você a chegar onde quer”, diz Maria Helena. Vale a pena enviar um e-mail aos seus colegas e ex-chefes mais íntimos avisando que está em busca de alguma oportunidade.

5. Cadastre-se nos lugares certos
Uma em cada cinco empresas já não recebe currículos em papel. Isso significa que a busca por empregos (e candidatos!) pela internet só aumenta. Há duas opções: cadastrar seu CV nos sites das empresas e nos de recrutamento online. Muitos deles são gratuitos – por isso, invista! Também fique de olho em sites de vagas e em redes sociais. Comunidades do Orkut e o Twitter são ótimas ferramentas para se informar sobre oportunidades em diferentes áreas.

Veja como arrumar emprego pelo Twitter

Veja como arrumar emprego pela internet 

Veja como usar as mídias sociais para arrumar emprego

6. Arrase na entrevista
O processo seletivo busca escolher a pessoa que mais se adequa ao perfil da vaga. ”Pesquise a firma e o cargo. Durante a entrevista, demostre interesse e vontade. É o que conta mais”, diz Daniela do Lago, professora da Fundação Getulio Vargas. Depois, mande um e-mail agradecendo o entrevistador pela oportunidade. Funciona!

Veja como arrasar na entrevista de emprego

☆ Pedras, cristais e rituais de proteção: saiba como usar ☆