8 dicas para quem quer prestar concurso público

O que você tem que saber antes de fazer a inscrição em um concurso

O que você precisa saber antes de se inscrever em um concurso público
Foto: Getty Images

Esquecer a cor da caneta exigida pela empresa organizadora de uma prova de concurso público, ter uma viagem marcada no dia do exame ou descobrir que o salário oferecido não era o esperado. Esses são alguns transtornos que podem ser evitados se você conhecer oito pontos fundamentais do edital. Confira as dicas do consultor de concursos públicos Fabio Justi.

Conteúdo programático
Aqui você encontra as matérias que serão cobradas na prova. Segundo Fabio Justi, estudar por essa lista ajuda o candidato a se preparar melhor. “Há matérias comuns a vários concursos e o candidato pode se dedicar a elas com antecedência. Mas as específicas precisam ser confirmadas no conteúdo programático”.

Período de inscrição
Caso não se ligue nesse detalhe, você pode perder uma chance. Afinal, em alguns casos o período de matrículas é curto. Então, atenção para dia e horário do encerramento para não ficar de fora.

Data da prova
Geralmente disponível quando as inscrições abrem, a data da prova merece atenção especial. Muita gente se inscreve sem considerar viagens ou compromissos já agendados. O cuidado ajuda a não perder a grana investida. Vale lembrar: não há reembolso se o candidato faltar.

Orientações para a prova
Serve para guiar o candidato sobre como agir no ambiente e na data de avaliação. Em geral, os editais especificam a cor de caneta a ser usada, objetos proibidos no local da prova e tempo de tolerância de atraso na hora do exame.

Requisitos
Não basta prestar concurso – é preciso estar dentro dos requisitos solicitados pelo contratante. Mais que isso: há cargos que exigem experiência na função. Nesse item você descobre se está apta para a vaga.

Quantidade de vagas
Há concursos com muitas vagas, outros com apenas uma e, ainda, há aqueles que formam “cadastro de reserva” – ou seja, se surgirem oportunidades durante o período de validade das provas.

Isenção de taxa
Sim, é possível economizar na hora de prestar concurso! Pessoas inscritas no programa CadÚnico, do governo federal, com baixa renda familiar, estudantes e até doadores de sangue podem se beneficiar com redução ou mesmo com a isenção total do valor da taxa de inscrição.

Local de trabalho
Prestar concurso sem reparar nesse detalhe é uma furada. Em exames federais, por exemplo, há a possibilidade de trabalho em qualquer lugar do país. Procure saber se a prova que irá prestar tem mesmo vagas para a sua região.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s