Como aproveitar e investir o 13º salário

Saiba como pagar as dívidas, poupar e investir com esse dinheiro extra

Saiba como usar corretamente seu 13º salário
Foto: Getty Images

Dezembro é mês de 13º salário. Com esse dinheiro a mais em sua conta, você pode pagar as dívidas e poupar, para entrar tranquila no novo ano. Planeje 2012 com algumas dicas. Se você é:

Controlada
Está traumatizada com dívidas e neste ano se comportou direitinho? Usou com cautela o salário e conseguiu até guardar um dinheirinho? Parabéns! Aproveite a folga de dinheiro e divida seu 13º salário em três partes:

1ª parte: Use para quitar as próximas dívidas. No começo do ano tem muita coisa para pagar: IPVA, IPTU, material escolar e matrícula da escola…

2ª parte: Gaste com as contas do final do ano: presentes e ceia custam caro! Procure as alternativas mais baratas. A partir de novembro, os preços disparam.

3ª parte: Poupe para a aposentadoria, para ter uma reserva quando decidir parar de trabalhar.

Investidora
Você já está esperta com o salário e é organizada com o que investe. Então, sem estresse, programe o seu 2012. Para aplicar seu dinheiro de maneira segura responda às três perguntas abaixo:

· Vai usar o dinheiro em até seis meses? Se sim, coloque na poupança.

· Vai usar no final do ano que vem? Invista em Tesouro Direto comprando títulos do governo. Eles podem ser adquiridos em corretoras de valores, um investimento ainda menos arriscado do que investir em uma caderneta de poupança. Importante: tire todas as dúvidas antes de assinar qualquer coisa.

· Vai usar apenas em 10 anos? Compre ações mais agressivas, adquiridas também em uma boa corretora de valores.

Endividada
· Segundo pesquisa feita pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 3 em cada 5 pessoas usarão o dinheiro extra do final de ano para pagar o máximo possível das dívidas feitas em 2011.

· Renegocie os valores para quitar as dívidas em crediários, cheque especial e cartão de crédito! “Os juros cobrados são muito altos”, afirma Mauro Calil, educador financeiro e autor do livro A Receita do Bolo.

· Lembre-se de fazer isso tão logo o dinheiro caia na conta. Para se “vacinar” contra futuras dívidas, evite fazer pagamentos parcelados: prefira poupar para comprar com desconto, em vez de gastar picadinho, mas com juros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s