Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como aproveitar e investir o 13º salário

Saiba como pagar as dívidas, poupar e investir com esse dinheiro extra

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 10h06 - Publicado em 17 nov 2011, 21h00

Saiba como usar corretamente seu 13º salário
Foto: Getty Images

Dezembro é mês de 13º salário. Com esse dinheiro a mais em sua conta, você pode pagar as dívidas e poupar, para entrar tranquila no novo ano. Planeje 2012 com algumas dicas. Se você é:

Controlada
Está traumatizada com dívidas e neste ano se comportou direitinho? Usou com cautela o salário e conseguiu até guardar um dinheirinho? Parabéns! Aproveite a folga de dinheiro e divida seu 13º salário em três partes:

1ª parte: Use para quitar as próximas dívidas. No começo do ano tem muita coisa para pagar: IPVA, IPTU, material escolar e matrícula da escola…

2ª parte: Gaste com as contas do final do ano: presentes e ceia custam caro! Procure as alternativas mais baratas. A partir de novembro, os preços disparam.

Continua após a publicidade

3ª parte: Poupe para a aposentadoria, para ter uma reserva quando decidir parar de trabalhar.

Investidora
Você já está esperta com o salário e é organizada com o que investe. Então, sem estresse, programe o seu 2012. Para aplicar seu dinheiro de maneira segura responda às três perguntas abaixo:

· Vai usar o dinheiro em até seis meses? Se sim, coloque na poupança.

· Vai usar no final do ano que vem? Invista em Tesouro Direto comprando títulos do governo. Eles podem ser adquiridos em corretoras de valores, um investimento ainda menos arriscado do que investir em uma caderneta de poupança. Importante: tire todas as dúvidas antes de assinar qualquer coisa.

Continua após a publicidade

· Vai usar apenas em 10 anos? Compre ações mais agressivas, adquiridas também em uma boa corretora de valores.

Endividada
· Segundo pesquisa feita pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), 3 em cada 5 pessoas usarão o dinheiro extra do final de ano para pagar o máximo possível das dívidas feitas em 2011.

· Renegocie os valores para quitar as dívidas em crediários, cheque especial e cartão de crédito! “Os juros cobrados são muito altos”, afirma Mauro Calil, educador financeiro e autor do livro A Receita do Bolo.

· Lembre-se de fazer isso tão logo o dinheiro caia na conta. Para se “vacinar” contra futuras dívidas, evite fazer pagamentos parcelados: prefira poupar para comprar com desconto, em vez de gastar picadinho, mas com juros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.