Como economizar na conta do celular

Tire suas dúvidas sobre como funciona a cobrança de tarifas e economize na sua conta

Como economizar na conta do celular

A regra geral para economizar na conta é saber qual é o seu perfil de consumo
Foto: Dreamstime

Falar no celular é fácil, mas ficar bem informada sobre as melhores tarifas das operadoras é uma missão quase impossível. Afinal são várias companhias de telefonia móvel em todo o Brasil que praticam preços diferentes em cada estado e cobram de acordo com o perfil do usuário. Isso faz com que o valor da ligação varie muito de plano para plano, de empresa para empresa e conforme a região do país.

A regra geral para economizar na conta é saber qual é o seu perfil de consumo. Descobrir é simples, mas trabalhoso: faça uma média das contas telefônicas dos últimos três meses, veja quantos minutos gasta por mês e em qual período do dia usa mais o celular. Se você viaja com freqüência, por exemplo, deve conferir qual o valor da tarifa em roaming oferecido pela companhia ou optar por planos que possibilitam ligações interurbanas pelo preço de locais. Você é uma detonadora de torpedos? Então procure um plano que tenha um bom pacote promocional de mensagens. Quem precisa ou gosta de acessar a internet via celular também deve procurar um plano que dê desconto neste serviço.

Confira as dicas e administre melhor a sua conta:

Pré x Pós-pago

Mesmo que você faça poucas ligações, veja se não é vantagem ter um pós-pago. Se recarregar o celular mais de uma vez por mês, talvez compense.
Se você optar por pré-pago, veja como estão os preços dos créditos vendidos pela sua operadora. Todas as operadoras são obrigadas a vender créditos com validade de 180 dias. Antes, a validade máxima era de 90 dias. Se não usar todos os créditos, eles acumulam e você pode revalidá-los na próxima recarga

Ligações em viagens

Se estiver viajando dentro do próprio estado e receber ligações, não paga nada. Se estiver em outro estado ou país, paga de acordo com as tarifas do seu plano.

Mandar torpedo ou ligar?

Mandar torpedo geralmente é mais barato do que fazer uma ligação.

Fixo x celular

Ligar de telefone fixo para celular é mais caro do que ligar de celular para celular. Prefira essa opção ou planos em que as tarifas de ligações locais são as mesmas para celular e fixo.

Consulta comparativa

Os usuários podem solicitar, uma vez a cada seis meses, que a empresa faça uma comparação gratuita entre o valor gasto nos últimos três meses em seu plano pós-pago e o que teriam gasto em outros planos da mesma operadora. Assim podem conferir se é mais vantagem continuarem no que escolheram ou optarem por outro.

Operadora diferente, número igual

O consumidor tem direito a trocar de operadora e manter o mesmo número de celular. Achou o plano ou a tarifa cara? É só trocar de empresa.

Indenização em dobro

A empresa errou na sua conta? Ela terá de ressarcir em dobro o valor cobrado indevidamente.

Troca de chip

Os celulares de qualquer operadora não são bloqueados, ou seja, você pode usar o mesmo aparelho e trocar de chip a qualquer momento, sem pagar nada – mas o número do celular muda.
 

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!