Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer um financiamento de carro sem se endividar

Dicas de como parcelar um automóvel sem aperto e com as menores taxas

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 12h26 - Publicado em 14 set 2011, 21h00

Texto
Foto: Getty Images

Planejar e pesquisar preços antes de entrar em um financiamento de um carro são atitudes essenciais para se fazer um bom negócio. O educador financeiro Rogério Frutuozo dá dicas para você não cair numa roubada na hora de comprar seu automóvel.

Financie em no máximo 36 meses
Quanto maior o número de parcelas, mais o automóvel desvaloriza. Aí, ao vender o carro, você não recupera sequer o valor dos juros pagos.

Calcule os outros gastos com o carro
Lembre-se que o valor da prestação não será o único custo que o carro trará. Some com os valores do IPVA, seguro, combustível, estacionamento e manutenção. O total será o valor real dos seus gastos com o veículo.

Saiba qual é o custo total do financiamento
Peça para o vendedor informar o Custo Efetivo Total da Operação (CET). Esse índice representa as despesas totais do parcelamento e engloba tarifas, juros, seguro, IOF (Imposto sobre Operação Financeira) e todos os outros encargos, como serviço de despachante. Com essa informação unificada, fica mais fácil comparar as ofertas. Com diferentes CETs em mãos, você aumenta seu poder de barganha na instituição financeira.

Continua após a publicidade

Simule o cálculo na internet
Há sites que permitem calcular o valor das parcelas somando juros e taxas.Consulte um deles antes de fechar o negócio para se certificar que o valor oferecido pela loja está correto.

Ganhe desconto ao pagar com antecedência
O ideal é optar pelo financiamento CDC (Crédito Direto ao Consumidor), e não pelo leasing. O CDC permite que você ganhe descontos ao quitar parcelas com antecedência.

Negocie com o vendedor
Não demonstre ao vendedor que está ansioso para comprar o carro. Diga que está apenas pesquisando e que vai comparar os preços em outras lojas. Assim, ele oferecerá descontos e melhores condições de pagamento.

Não ultrapasse seu limite
Lembre-se que, quanto menor o valor da parcela, melhor. O ideal é investir até 30% da sua renda mensal líquida no financiamento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.