Como fugir das armadilhas do aluguel da casa na praia

Confira dicas para não ter dor de cabeça com a casa alugada durante as férias

Como fugir das armadilhas do aluguel da casa na praia

Não caia em armadilhas na hora de alugar uma casa na praia
Foto: Getty Images

Vai passar as férias na paia com a família? Cheque cada item antes de bater o martelo e alugar uma casa para não ter surpresas desagradáveis. Confira algumas dicas para deixar o negócio em segurança.

· Cuidado com as fotos que os portais imobiliários disponibilizam na internet. Elas podem ser falsas ou estar desatualizadas.  Peça que o proprietário envie fotos atuais com data para o seu e-mail ou um vídeo com detalhes do imóvel.  

· Se a cidade for próxima, faça uma visita ao imóvel escolhido antes de fechar negócio.  Caso não seja possível visitar o local pessoalmente, tente encontrar uma referência sobre o proprietário em imobiliárias da cidade.  

· Antes de alugar, peça indicações a colegas que já conhecem a cidade.  Se possível, busque a mediação de um profissional. Pode ser um consultor ou um corretor imobiliário, mesmo que autônomo.  

· Faça um contrato por escrito com os dados do proprietário, as datas de início e término da locação, o valor, a forma de pagamento e uma lista de todos os itens do imóvel.  Peça que o dono informe os números de RG e CPF e faça uma pesquisa nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

· Peça uma cópia do IPTU ou de contas da casa para checar se elas estão no nome do proprietário. Para ter certeza absoluta, peça o número de registro do imóvel, também chamado de número da matrícula.

· Se o proprietário informou que o imóvel fica perto da praia, pesquise o endereço no Google Maps para saber se ele está dizendo a verdade.  

· Caso o imóvel fique em um condomínio ou prédio, converse com o zelador e o porteiro para descobrir se o proprietário é confiável ou se já teve problemas com outros locatários.

· É comum que o proprietário peça um cheque caução para possíveis danos que o imóvel possa sofrer. Isso é legal. Mas exija um recibo em que esteja escrito direitinho o valor e o propósito daquele cheque. O cheque caução não pode ficar com o proprietário após o término do contrato. Ele deve ser devolvido, rasgado e jogado fora.  

· Quando entrar no imóvel, confira se está tudo em ordem e se todos os itens do contrato estão em boas condições. Se algo estiver quebrado, avise o proprietário na hora.  

· Alguns condomínios podem querer proibir os locatários de usar a piscina e outras áreas de lazer. Isso é ilegal. Quem está alugando a casa tem o direito de aproveitar a infraestrutura do condomínio.  

· Se você se sentir lesada pelo proprietário, recorra a um Juizado Especial de Pequenas Causas. Se o problema chegou a estragar as suas férias ou a fez perder dinheiro, você pode entrar com um processo por danos morais.