Como sei se a gasolina está adulterada?

Seu carro está falhando e você desconfia que colocou gasolina batizada? Volte no posto e exija o teste de qualidade do combustível

Siga o mdemulher no Instagram
Destaque da Matéria

Quando o assunto é combustível,
desconfie de promoções da china
Foto: Divulgação

A lei determina que a gasolina pode ser misturada com álcool em até 24%, mas recentemente foram descobertos postos que vendiam gasolina com até 46% de álcool. 

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável pela fiscalização desses estabelecimentos, mas como há mais de 20 mil deles no país e poucos são os fiscais, cabe a você ajudar a acabar com as fraudes.

Por isso, caso suspeite, exija o teste de qualidade do combustível, que deve ser feito na sua frente. Nele, o frentista agita gasolina e água num frasco. 

Depois que ficar em repouso, a mistura se dividirá numa parte amarela e numa parte transparente, sendo que a fração transparente não pode ultrapassar os 63 ml. Do contrário, o combustível está adulterado.

Se o posto se recusar a fazer o teste, contate a ANP pelo telefone 0800-9700267 ou pelo site www.anp.gov.br. O posto será fiscalizado e, se estiver cometendo fraude, será lacrado, e os donos podem ser presos.

Além disso, exija sempre a nota fiscal para poder comprovar que adquiriu combustível naquele posto caso seu veículo venha a apresentar defeitos. Dessa forma, fica mais fácil cobrar na Justiça o prejuízo.