Como voltar à rotina de trabalho (quase) sem sofrimentos

#saudadesférias

 

1. Comece pelo seu sono

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Dormir até (bem) mais tarde, passar a noite toda vendo suas séries favoritas, balada, bar, festas… Tudo isso é delicioso, porém, não ajuda em nada quando você precisa reacostumar seu corpo a dormir cedo – para também acordar cedo. O ideal é começar a reorganizar os horários de descanso dois dias antes de voltar ao trabalho e à faculdade. Experimente ir deitar uma hora antes do seu horário normal e não fique grudada na TV, nem no celular ou no computador – as luzes atrapalham o sono.

2. Chega de comer mal

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

“Manteiga é um carboidrato?”

Final de ano é uma alegria só: ceia de Natal, pratos de Ano Novo, frutas, sobremesas, doces, água de coco, milho, sorvetes e mais uma lista infindável de delícias de verão. Elas combinam muito com as suas férias: é o momento que você descansa de tudo, inclusive da alimentação saudável. Abandone aquela ideia de fazer uma dieta super radical para eliminar os excessos – você precisa reeducar o organismo, não dar um choque nele. Crie um diário da suas refeições e vá fazendo trocas mais saudáveis, além de beber bastante água o dia todo. Quando já estiver mais habituada à saladinha e ao suco verde, encare uma dieta para perder os quilos que quiser (e se quiser, claro!).

3. Roupas de trabalho X roupas de férias

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Após dias e dias curtindo o verão em alto estilo, usando somente shorts, regatas, biquínis e vestidos fresquinhos, colocar uma calça jeans parece ser o fim dos tempos. A boa notícia é que você não precisa vesti-la se não quiser: dá para usar looks formais que permitem uma ventilação maior, como vestidos envelopes e saias midi. Sandálias e shorts descolados são ótimos para o estilo verão social ;).

4. Treine a sua concentração

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

De cinco em cinco minutos bate aquela saudade da praia, da piscina, da rede e do Netflix… Sua mente te transporta para qualquer outro lugar que não a mesa cheia de trabalho para fazer, não é mesmo? Bom, não tem saída: o segredo é não apressar a adaptação do corpo novamente à rotina. Escolha uma boa playlist para ajudar a focar, não deixe de se alimentar e beber água e divida as tarefas em partes do dia. Aos poucos a gente chega lá smiley.

5. Inclua os exercícios físicos aos poucos

Se você não faz parte do grupo de pessoas que mantêm a linha fitness mesmo durante as férias – e tudo bem, porque a maior parte de nós não faz -, retomar as atividades físicas pode ser complicado. Dá preguiça, é preciso enfrentar o calor e a academia totalmente lotada de gente correndo atrás do prejuízo antes do Carnaval chegar. Estabeleça uma meta simples, mas eficaz: duas vezes na primeira semana, três na seguinte e assim por diante, até chegar no seu objetivo de frequência final. Ah, uma dica amiga: faça uma avaliação médica antes de começar a se exercitar, principalmente se você estava parada há um tempo.

Leia mais: 16 coisas que você precisa saber antes de se matricular em uma grande academia

6. Não pire com as promessas de Ano Novo

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Mais um ano que se inicia e, como de praxe, aquela lista incrível de objetivos para cumprir. E antes de enlouquecer tentando cumpri-las como se fosse a sua última oportunidade, organize o ano mês a mês. Separe o que você quer realizar em datas específicas, simplificando as metas e 

7. Não marque tudo na mesma semana

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Dá vontade de encontrar os amigos, resolver as pendências da casa, fazer exames médicos, ir ao supermercado e simplificar a sua vida de fato. O problema é que essa expectativa gera ansiedade e ela não ajuda em nada: só faz você se sentir mais frustrada. Então assuma um compromisso por vez, ok?

8. Você não é a única sofrendo

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Por mais que pareça difícil acreditar, não se está sozinha nesse mundão de meu deus. Se você olhar em volta vai ver o sofrimento dos amiguinhos em ter de acordar cedo e usar salto alto de novo. Por isso mesmo fique calma: todos estamos tentando entrar no ritmo de novo.

9. Separe um dia para organizar as finanças

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Janeiro é um mês de início para tudo, inclusive para as contas: é IPVA, Imposto de Renda sobre o seu salário e o décimo do final do ano, as parcelas das compras de Natal… E organizar a sua vida financeira ajuda também a cumprir suas metas de 2016 e traz a sensação de que nem tudo é um caos. Uhul! cheeky

10. Mil tarefas e um sentimento só: desespero

Reprodução/Giphy Reprodução/Giphy

Reprodução/Giphy (/)

Comece pelas mais fáceis para ganhar motivação. Limpar da caixa de e-mails e criar um cronograma já faz toda diferença! Dividi-las em pedaços simplifica a tarefa, além de permitir que você realize tudo sem esquecer de nenhum detalhe.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s