Compre, venda e troque pelo Orkut

Veja como usar a internet para renovar o guarda-roupa, economizar uma grana e fazer bons negócios!

Compre, venda e troque pelo Orkut

O primeiro passo para um bom bazar é criar um perfil transparente
Foto: GettyImages

Os bazares devem seguir as mesmas orientações para as vendas e para as trocas. Confira as dicas das leitoras: 

8 Dicas para criar um bazar on-line de sucesso

1. Crie um perfil transparente no Orkut, com seu nome e algumas fotos, para provar que se trata de uma pessoa real. Não se exponha com fotos íntimas.

2. Comece comprando ou trocando. Quem faz negócios com você deixa depoimentos recomendando o seu bazar. Com recomendações, você pode vender.

3. Fotografe suas roupas com qualidade, usando um fundo neutro. Nas legendas, informe o tempo de uso da peça e os eventuais defeitos.

4. Se o seu objetivo é vender, coloque mensagens no seu Orkut avisando que há novas roupas à venda. Isso aparecerá na página de atualização de todos os seus amigos. Faça promoções para negociar as peças paradas, colocando um aviso no seu perfil.

5. Se o seu objetivo é trocar, navegue pelos bazares do Orkut procurando peças que você gostaria de ter. Quando encontrar, contate a dona do perfil e proponha uma troca. Peça para ela acessar o seu álbum e escolher uma de suas roupas.

6. Quando fechar o negócio, combine a forma de entrega. Ela pode ser feita pelo correio, com o comprovante de rastreamento, ou “ao vivo”.

7. Peça recomendações para aumentar o potencial do seu negócio. Basta que as pessoas que compraram com você deixem depoimentos de satisfação em seu perfil.

8. Capriche na entrega. Faça embrulhos bonitos e envie brindes. Podem ser coisas simples, como acessórios de cabelo ou sabonetinhos.

Cuidados ao trocar
Na troca, o mais importante é garantir que as duas partes estejam de acordo em relação aos artigos negociados. Em alguns casos, é necessário dar duas ou mais peças para pegar uma. Isso deve ser negociado. 

A questão da entrega é delicada, pois não há a garantia do depósito bancário. Se as peças forem trocadas “ao vivo”, marque o encontro em um lugar público e movimentado. Se forem enviadas pelo correio, certifique-se de que o bazar é confiável. Confira os depoimentos de satisfação no perfil do Orkut.

Cuidados ao vender
Para evitar calotes, as vendas merecem atenção especial. Quando alguém se interessar por uma de suas peças, faça a reserva e determine o prazo para o pagamento, que geralmente é feito por depósito bancário. 

Se o depósito não for feito, cancele a reserva. Se for confirmado, envie a peça pelo correio e informe o número de rastreamento de entrega. O valor do frete costuma ficar por conta de quem compra. Quando o produto é entregue, as duas partes trocam depoimentos no Orkut, finalizando o negócio.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s