Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça as youtubers que estão sacudindo o mercado da marcenaria

Fernanda Sanino e Leticia Piagentini deixaram o emprego para abrir uma marcenaria, e agora estão fazendo sucesso com suas dicas nas redes sociais.

Por Gabriela Sartorato
Atualizado em 15 jan 2020, 08h29 - Publicado em 17 out 2019, 11h11

A Lumberjills é a empresa de marcenaria do momento nas redes sociais. Comandada por duas mulheres que deixaram o emprego estável para empreender na marcenaria, o perfil tem incentivado mulheres a começar seu próprio negócio, mesmo que seja em um mercado dominado pelos homens.

Fernanda Sanino e Leticia Piagentini, ou Fê e Lets, como preferem ser chamadas, eram gerentes (e amigas) na área comercial de uma multinacional. Apesar do sucesso no mundo corporativo, o sonho dessas mulheres era deixar de lado a estabilidade para abrir o próprio negócio. 

“Sempre quis empreender. Procurei algo que já tivesse alguma aptidão e, como desenho bem, nasceu a ideia de fazer um curso de desenho de móveis. Também sempre gostei de trabalhos manuais. Acredito que a junção das duas coisas me colocou no mundo da marcenaria”, conta Lets. Já Fê queria a liberdade criativa que apenas o empreendedorismo lhe proporcionaria: “o que me atraiu na verdade foi ter o meu próprio negócio, onde eu pudesse colocar toda a energia em algo meu”.

Determinadas a colocar o sonho em prática, as amigas iniciaram cursos e estágios na área da marcenaria, mas perceberam que o ambiente era dominado pelos homens.”Não havia nem banheiro que eu pudesse usar na oficina do estágio”, desabafa Lets.

Continua após a publicidade

Em janeiro de 2015, surgiu a Lumberjills. No início, a magia acontecia na garagem da mãe de Lets mesmo, mas hoje a oficina possui local próprio: uma casa em Santo André, adaptada para acomodar escritório e marcenaria. Por enquanto, as encomendas ficam por conta de Lets e Fê, mas de vez em quando elas contratam uma ajudinha.

O nome da marcenaria traduz o grande diferencial da empresa: “lumberjack” é o termo da língua inglesa para “lenhador”, e “lumberjill” é o seu feminino. A palavra surgiu na década de 1940, quando devido à Segunda Guerra Mundial, mais de 6000 mulheres foram recrutadas pelo exército britânico para trabalhar em florestas e serrarias enquanto os homens estavam em combate. As lenhadoras aprenderam a cortar árvores com machados, construir navios e aeronaves.

Lumberjills
(@lumberjills/Instagram)

Boa parte da clientela da Lumberjills é formada por mulheres: 85% do público que acompanha as redes sociais de Lets e Fê se identificam com o sexo feminino. “É preciso que as mulheres vejam com exemplos concretos que podem ocupar o lugar que elas quiserem, independentemente de gênero. Recebemos mensagens que somos inspiração para muitas mudarem de carreira ou mesmo procurarem um curso de marcenaria como hobby”.

O canal do Youtube e o Instagram das moças estão crescendo cada vez mais, os amantes de reformas e decoração ficam muito ligados nas dicas dessas marceneiras. Não se trata apenas de como colocar a mão na massa, Lets e Fê são antenadas nas tendências de décor, e já tiveram até algumas clientes famosas, como Ju Romano e Nath Araújo.

View this post on Instagram

Hoje a manhã foi com essa mulher empoderada e talentosa ❤ @nanaths muito obrigada por confiar e parabéns pelo novo Home Office Obrigada @estudioventana pelo convite 😍 Em breve fotinhos de como ficou #marcenaria #girlpower #mulherespoderosas #homeoffice #parcerias

A post shared by Lumberjills.sp (@lumberjills.sp) on

Continua após a publicidade

O negócio cresceu e as Lumberjills se tornaram referência, já foram convidadas para dar pequenos tutoriais em programas, como o “É De Casa” da TV Globo, e hoje estão comandando cursos de marcenaria. A lojinha virtual também é um sucesso – os clientes podem encontrar desde pequenos objetos de decoração até alguns móveis que só a marcenaria poderia criar, além do contato da dupla para combinar projetos do zero.

Confira alguns dos trabalhos das Lumberjills:

Olha essa mesinha

Lumberjills
(lumberjills.com.br/loja/Divulgação)

O porta-taças

Lumberjills
(lumberjills.com.br/loja/Divulgação)

Os móveis desse quarto infantil

Continua após a publicidade
Lumberjills
(lumberjills.com.br/loja/Divulgação)

E esse vasinho diferentão <3

Lumberjills
(lumberjills.com.br/loja/Divulgação)

As Lumberjills são o exemplo concreto de que se arriscar e empreender pode ser muito bom. “Planejem-se, e comecem! Coragem e determinação. Tudo parece clichê, mas o óbvio bem-feito é caminho de sucesso. E não se iludam, empreender é extremamente satisfatório, mas trabalhamos 24/7″, dizem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.