Dicas essenciais para futuras empreendedoras

Pensa em abrir um negócio próprio, mas não sabe por onde começar? Saiba o que toda empreendedora precisa saber

Siga o mdemulher no Instagram

Foto: Getty Images

Acordou decidida a virar dona do próprio negócio? Saiba que não é tão fácil começar um empreendimento, e não bastam uma boa ideia e um plano de negócio esperto. Lígia Fascioni, sócia de uma start-up, palestrante e especialista em marketing, lista o que essencial para quem quer começar.


Achar oportunidade naquilo que gosta é um desafio
Segundo a especialista, é importante realizar um trabalho de autoconhecimento em um primeiro momento. “É preciso compreender sua identidade, sua missão, visão e princípios para entender qual é o valor que a pessoa tem para oferecer ao mercado e à sociedade”, explica. “Num segundo momento, gerar ideias compatíveis e verificar as oportunidade de negócios”, diz Lígia. Segundo ela, um ponto importante é estar aberta a aprender o tempo todo, pois são necessários talentos e conhecimentos em diferentes áreas para que o projeto seja bem-sucedido.

Organizar o tempo e a rotina
A especialista explica que criar o hábito de planejar faz a diferença. Quando o empreendedor perde um prazo, um compromisso ou uma reunião de negócios, pode por em cheque a credibilidade de seu negócio, estremecer a relação com um cliente ou fornecedor e ter prejuízo. O primeiro passo é definir data e horário para cada atividade. Ter uma agenda com todos os compromissos anotados também facilita, assim como manter a mesa e o computador sempre organizados.  


Crie uma boa rede de contatos
“Networking é fundamental. A empreendedora deve ter em mente que essa deve ser uma rede de trocas, e não para tirar vantagem. A relação deve ser boa para os dois lados”, alerta. Segundo a especialista, um dos maiores riscos de estabelecer uma boa rede de contatos é se passar por interesseira. Networking se faz o tempo todo. E não se trata de trocar cartões e pronto. Deve fazer parte do dia a dia, em reuniões, almoços, eventos, feiras, encontros.

Tenha paciência
Prosperidade, sucesso e maturidade vêm com o tempo e a experiência.Uma empresa sólida não se constrói da noite para o dia. As dificuldades vão aparecer, mas é preciso ter perseverança.

Lígia Fascioni é palestrante, mora na Alemanha e comandará um workshop para mulheres empreendedoras nos dias 30/07 (Workshop Design Desmodrônico – 19h00 às 23h00) e 01/08 (Palestra – Identidade Corporativa como referência estratégica – 19h00 às 22h00 ), em São Paulo. Mais informações no site da palestrante.