Dicionário de finanças sem complicação

Entenda os termos financeiros, saiba como eles afetam o seu dia-a-dia e aprenda a investir e a economizar!

Dicionário de finanças sem complicação

Fique por dentro das expressões e saiba 
qual é o melhor período para lucrar
Foto: Dreamstime

Carga tributária

Tradução
Trata-se da soma de todos os impostos pagos dividido pelo PIB (veja abaixo). Essa porcentagem – atualmente em 37% – significa a média de quanto gastamos por ano apenas arcando com taxas.

E eu com isso?
Quanto maior esse percentual, mais caro será o custo de vida. Como os impostos estão embutidos em quase todos os bens de consumo, como alimentos, se diminuírem, o preço dos produtos também cai.

Cheque especial

Tradução
É um contrato entre o banco e o cliente, que determina crédito na conta bancária, como um empréstimo. Se utilizado, o pagamento envolve juros bem altos – Média de 7,68% ao mês.

E eu com isso?
Sai caro dever no cheque especial. “Melhor pegar um empréstimo pessoal e liquidar a dívida”, recomenda a contadora Simone Domingues, de São Paulo.

Inflação

Tradução
Subida dos preços, calculado mensalmente. A maioria dos índices baseia-se no valor de uma cesta de produtos, estabelecidos por estatísticas

E eu com isso?
Se um item sofreu inflação de 4%, por exemplo, ele encareceu, em média, 4%. Hoje, a taxa mensal no Brasil gira em torno de 0,7%.

Deflação

Tradução
O contrário de inflação. “Caracteriza-se pela baixa dos preços no mercado”, explica o consultor financeiro Marcos Crivelaro, de São Paulo.

E eu com isso?
Quando as pessoas não têm dinheiro para gastar, não há consumo, mas uma queda na produção, que causa queda nos preços. Isso aumenta o desemprego.

Produto Interno Bruto (PIB)

Tradução
É o quanto o país cresce por ano. Há ainda o PIB per capita, ou seja, o “mesmo valor, mas dividido pela população”, resume a contadora Simone Domingues.

E eu com isso?
O aumento do PIB aquece a economia e as pessoas compram mais. Isso gera emprego e renda maior. O do Brasil tem incremento aproximado de 5% ao ano.

Taxa Referencial(TR)

Tradução
Segundo o economista Antônio Cândido de Azambuja, de São Paulo, o banco “pede” dinheiro aos clientes – por meio dos investimentos – e devolve a grana com juros (os rendimentos), que são calculados mensalmente pelo Banco Central e dão origem à TR.

E eu com isso?
A TR afeta diretamente a renda da população. Os rendimentos da poupança, por exemplo, variam de acordo com ela. Quanto mais alta estiver, melhor para quem tem algum dinheiro aplicado nessa modalidade.

Taxa Selic

Tradução
Todas as taxas de juros do mercado são estabelecidas através dela. A Selic reajusta os títulos de quem investe na dívida pública do governo.

E eu com isso?
Em períodos de alta, os investimentos rendem mais, porém, os empréstimos ficam caros. Em baixa, o volume de crédito aumenta e investimentos como ações e renda variável tornam-se atraentes.

Taxa de juros

Tradução
Definida pelas instituições que emprestam dinheiro, de acordo com o risco de inadimplência e o custo que têm.

E eu com isso?
A maioria das operações de empréstimo ou aquisições a prazo que fazemos incluem juros.