Dicionário do concurso público

Saiba o que cada palavra técnica quer dizer, antes de se inscrever para o concurso público. Elas podem valer sua vaga

Dicionário do concurso público

Ao conhecer o significado das palavras, você certamente se sairá melhor no concurso
Foto: Getty Images

Ampla concorrência
Vagas para não portadores de necessidades especiais.

Avaliação médica
Feita após o resultado das provas e antes da posse, dirá se o candidato tem aptidão física e mental para exercer o cargo.

Cadastro de reserva
Reúne os aprovados na prova que não ocuparam, pela ordem de classificação, as vagas abertas. Eles ficarão esperando a abertura de novas vagas pelo órgão. Alguns concursos abrem apenas para cadastro de reserva e, durante a validade deles, chamam muitos candidatos.

Caráter classificatório
Quando as notas obtidas definirão a ordem de classificação do concurseiro. Também é eliminatório se o candidato não atingir a pontuação mínima necessária.

Caráter eliminatório
Avaliações que eliminam o candidato caso ele não atenda às exigências. Você pode ser eliminada, por exemplo, se for reprovada na avaliação médica.

Cartão de confirmação de inscrição
Nele estão seus dados pessoais, além de data da prova, local e horário. Só é emitido caso a banca tenha reconhecido o pagamento do boleto de inscrição. Pode ser enviado por correio ou estar disponível no site da organizadora. Se não recebê-lo, contate a banca urgentemente!

Cartão-resposta
Vem com o caderno de questões. Nele você preenche as alternativas corretas das perguntas. Questões não assinaladas, com mais de uma resposta ou rasuradas não são computadas pela banca.

Certame
Sinônimo de concurso.

Conteúdo programático
É todo o conteúdo que deverá cair na prova. Nele você encontra as matérias e as disciplinas que deverá estudar. Essas informações estão no edital.

Edital
Documento que contém as regras do concurso. Cada certame tem o seu, com informações sobre cargos, vagas, inscrições, calendário, etc.

Homologação
Necessária para que a lista de aprovados e a classificação sejam publicadas. Ou seja: o responsável administrativo do órgão recebe o resultado do concurso e verifica se está tudo certo. Então, oficializa o resultado, ou seja, homologa-o. O prazo de validade do concurso é contado a partir dessa data.

Lotação
É a definição do local ou repartição onde o candidato aprovado irá trabalhar.

Nomeação
Ato publicado no Diário Oficial da União no qual o poder público diz que o aprovado terá seu cargo oficializado.

Posse
Após a nomeação, a realização dos exames médicos e da comprovação das informações, o candidato assume o cargo e é contratado.

Prazo de validade
Tempo que a administração pública do concurso tem para chamar os classificados.

Prova discursiva
Você terá de escrever as respostas das questões e não apenas assinalar uma alternativa, como na prova objetiva. Pode haver redação. Essas informações estão previstas no edital.

Prova objetiva
Com questões de múltipla escolha.

Prova prática
O candidato será avaliado pela sua aptidão ao cargo pretendido.

Recurso
É quando o candidato solicita revisão de questão da prova. O edital informa os prazos e regras.

Sindicância da Vida Pregressa
A banca analisa o passado e os bons antecedentes do candidato.

Teste de aptidão física
Analisar sua resistência – pode ser de correr ou nadar.

Fontes: Carlos Eduardo Guerra, professor do Centro de Estudos Guerra de Moraes, e Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆