É correto dar mesada aos filhos?

Seu filho não para de pedir dinheiro e você está pensando em dar uma mesada mensal para ele? Confira as dicas

É correto dar mesada aos filhos?

A mesada é uma boa estratégia para ensinar a criança a gastar o dinheiro de forma inteligente
Foto: Dreamstime

 

Devemos aprender a lidar com o dinheiro desde pequenos. Mas isso raramente é ensinado nas escolas e discutido em casa. Planejamento financeiro não é um recurso muito utilizado. É comum vermos famílias se afundando em dívidas, principalmente por causa do consumo desenfreado. Lembre-se de que seus filhos aprendem muito com o que veem.

Hoje as crianças também manipulam dinheiro diariamente. A mesada é uma boa estratégia para ensiná-las a gastar o dinheiro de forma inteligente e produtiva. Todas as coisas têm o seu valor. Você pode orientar seu filho, mas deve deixá-lo decidir como gastar o dinheiro que tem. Aos poucos, perceba como ele está lidando com as próprias finanças. Se ganha e gasta tudo, é hora de supervisionar a gestão e ensiná-lo a fracionar o que recebe. Ele precisa aprender a destinar o dinheiro para itens necessários e a acumular quantias.

Estimular o ato de poupar é importante para que seu filho estabeleça objetivos de curto e de longo prazos. Se a criança desperdiçar todo o dinheiro que ganha imediatamente e você oferecer adiantamentos, não estará ensinando a administrar e conquistar adequadamente o que ela deseja. Sempre é possível oferecer lições a respeito da gestão do dinheiro, não importa o seu padrão de renda. Elas contribuirão de forma significativa para que seu filho amadureça.