Está na hora de mudar de emprego?

Profissionais ensinam você a identificar o momento certo de trocar de emprego

Assim que decidir procurar outro emprego, chame seu chefe para uma conversa sincera
Foto: Getty Images

 

Quando o novo ano chega, começamos a questionar uma série de coisas – a carreira é uma delas. Mas como saber se chegou a hora de mudar de emprego ou de profissão? Ouvimos alguns especialistas e eles apontam indícios de quando você deve tomar a decisão.

Veja quais são os principais sinais da mudança

1. Desânimo matinal

Segundo Matilde Berna, especialista em gestão de carreira, “a falta de vontade para levantar e ir trabalhar atesta que algo não está indo bem”. Reflita se não tem mais vontade de fazer a mesma coisa.

2. O fim dos desafios

Se você sente uma ausência de novidades no trabalho, pode ter chegado a hora de pular para o próximo. “Isso acontece quando você não consegue mais conviver com a rotina estabelecida e nota que não está progredindo no dia a dia”, diz Bernt Entshev, caçador de talentos.

3. Excesso de perguntas

“Você começa a questionar as iniciativas do chefe, da empresa, dos colegas”, diz Matilde, exemplificando outro aviso de que chegou a hora da transformação.

4. Cobranças demais

O quarto sinal não vem exatamente de você, mas dos outros. “Pessoas próximas começam a dizer que você não é mais a mesma, deixou de fazer algo…”, afirma Matilde. Para ela, o tempo de mudar vem acompanhado de uma cobrança mais intensa do que normalmente você teria.

Fale com o chefe

Assim que decidir procurar outro emprego, chame seu chefe para uma conversa sincera. No papo, exponha a situação para ele, sem mágoas e de maneira objetiva, explicando suas razões. “Afinal, o líder deve ser um orientador de carreira”, diz Matilde Berna. O especialista Bernt Entshev faz uma ressalva: “Antes disso, reflita sobre a maturidade de seu patrão, pois existem chefes e chefes. Há gestores que ajudam o subordinado nessa transição, mas isso depende muito do relacionamento que ele tem com o empregado”.

Infeliz com a área escolhida?

Nesse caso, o processo vai além de procurar outro trabalho. “Há um custo. Ao mudar, você não estará no mesmo nível de salário e hierarquia de antes”, diz Matilde. Veja que cuidados tomar nessa situação:

· Identifique a área de seu interesse e tente encontrá-la na empresa em que trabalha. Atua na recepção e quer ir para o RH? Visite esse setor e converse com pessoas para saber mais sobre as funções no dia a dia.

· Analise os conhecimentos e experiências que você já tem e veja quais deles podem ajudá-la ou podem facilitar seu ingresso na nova profissão.

· Busque fazer um curso de qualificação na área escolhida.

· Proponha à empresa que a ajude nesta nova fase. Afinal, se você gosta da firma em que está e ela pode lhe oferecer alternativas, não faz sentido trocar por outra.