Faculdade depois dos 30: tudo o que você precisa saber para escolher o seu curso

A concorrência acirrada e o desejo de crescer têm feito os mais “experientes” buscarem um diploma. Veja o que levar em consideração

A competição por uma vaga está cada vez mais disputada. E para conseguir um cargo melhor, os requisitos também estão ainda mais específicos! Para se encaixar no mercado de trabalho, você pode retomar os estudos ou então começar um curso novo em uma faculdade. Não é impossível e pode trazer muitos benefícios para a sua carreira. Veja como se organizar com as dicas da vice-presidente da SBCoaching, Flora Victoria:

Retomando os estudos

Como você está há alguns anos longe dos livros, talvez precise frequentar um cursinho para retomar o que aprendeu na escola. O segundo passo é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Através dele, dá para participar de diversos processos de seleção em universidades públicas, em particulares com bolsa de estudo (Prouni) ou com financiamento (Fies). As inscrições para o Enem devem começar este mês. Confira mais informações no site do Inep

Qual o seu objetivo?

Entrar na faculdade nessa fase é uma ótima ideia tanto para quem quer se atualizar e driblar a concorrência acirrada do mercado de trabalho quanto para os profissionais que estão insatisfeitos e desmotivados em seu atual emprego e pretendem mudar de área. Seja qual for o seu caso, informe-se sobre a qualidade da faculdade que pretende frequentar. Seu investimento precisa valer a pena, não é verdade?

Como escolher o curso

Para não arriscar muito, procure estudar algo de que você goste, com que se identifique e com o qual já tenha algum tipo de relação. Caso ainda restem dúvidas, leia, pesquise e converse com pessoas de áreas de seu interesse. Tudo isso é importante para que você faça uma escolha mais segura. Muitas universidades, como a USP, em São Paulo, oferecem cursos especiais para a terceira idade. Essa pode ser uma boa opção para você!

Faça o teste e descubra qual carreira combina com você

No mercado de trabalho

Dá sim para entrar no mercado de trabalho mesmo fazendo a faculdade mais velha, você só precisa de determinação. Quer abandonar o trabalho antigo e procurar um melhor, agora que é uma universitária? Primeiro, se faça três perguntas básicas:

  1. O que tenho a oferecer para a empresa onde quero trabalhar?
  2. O que faria com que alguém me contratasse?
  3. Como posso demonstrar isso?

Ao responder essas perguntas internamente, vai ser mais fácil convencer o empregador a te dar a vaga mesmo que você ainda não tenha se formado.

Curso à distância é uma boa!

Se você anda sem tempo, mas quer voltar a estudar, um curso não presencial pode ser a saída. Essa modalidade de ensino usa chats, fóruns e e-mails para unir professores e alunos. Antes de se matricular, verifique no site do MEC se a instituição é credenciada.

Confira os lugares em que você nem precisa sair de casa para conseguir um diploma:

Filme para se inspirar

Reprodução/Os Estagiários Reprodução/Os Estagiários

Reprodução/Os Estagiários (/)

Em Os Estagiários, da Fox Filmes, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Own Wilson) trabalham vendendo relógios. Mas a loja é fechada e os dois, já na meia- idade, decidem participar de um programa de treinamento do Google. Ambos não entendem de tecnologia e precisam aprender sobre esse universo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s