Frases matadoras no ambiente de trabalho

Cuidado com a língua! Descubra o que cai bem (e o que é muito ruim) falar no emprego

Frases matadoras no ambiente de tarbalho

Fale só o que é pertinente e ganhe pontos em sua carreira
Foto: Dreamstime

A maneira como você reage aos pedidos do seu chefe, aos desafios do trabalho e aos obstáculos inesperados surgidos na hora de executar uma missão definem a forma como você será vista no seu emprego. Não basta ser competente: é preciso transmitir uma imagem de eficiência e credibilidade. E isso só se consegue sabendo dizer as coisas certas, nas horas certas. A seguir, especialistas indicam as frases que vão ajudá-la a passar uma imagem de competência para crescer e vencer na carreira:

Se quer admitir um erro sem parecer incompetente
Diga: “Não vai acontecer novamente.”
Diante de um erro, o melhor é assumir de uma vez. Mas nada de exagerar no sentimento de culpa e nos pedidos de desculpas diante dos afetados. Essa atitude pode dar a impressão de que seu erro foi muito grave. Peça desculpas de forma direta e delicada e mostre que aprendeu a lição com um simples “Não vai se repetir.”

Para conseguir a ajuda de uma colega
Diga: “Você é essencial.”
Se você precisa de ajuda para realizar um trabalho chato e tem uma colega que poderia fazê-lo melhor e mais rápido que você, tente conseguir a colaboração dela. A melhor forma de convencer a moça a ocupar seu tempo ajudando você é massagear o ego dela. Faça elogios e lembre o quanto ela é boa nisso. “Ela tenderá a querer reforçar essa boa reputação”, diz o psicólogo americano Mel Silberman, especialista em inteligência interpessoal e trabalho de equipe.

Se quer puxar assunto com um chefão da empresa
Diga: “O que o senhor pensa sobre…”
Se deparar com o dono da empresa numa festa e quiser fazer-se notar sem ser inconveniente, não fale diretamente de trabalho, mas puxe conversa pedindo a opinião dele sobre as novas oportunidades e mudanças no mercado de vocês. Você vai se mostrar bem informada sem ser ‘aparecida’.

Se precisa mostrar que sabe trabalhar em equipe
Diga: “Antônia teve uma idéia excelente.”
Se sua colega teve uma idéia sensacional, em vez de ficar se remoendo de inveja, ajude a moça a brilhar e pegue carona no sucesso dela. Se a idéia dela é mesmo boa, vale a pena oferecer ajuda e colher ao lado dela os bons frutos que o projeto trouxer.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s