Freelancer: 6 sites para quem quer trabalhar sem carteira assinada

Confira em quais sites você pode encontrar oportunidades de trabalho como freelancer

Para alguns profissionais, as oportunidades de trabalhar remotamente são inúmeras e há boas opções para quem está com dificuldade de arrumar um emprego formal ou quer ter mais autonomia profissional, com a comodidade de trabalhar em casa. Confira algumas ferramentas que podem te ajudar a encontrar trabalhos freelancers:

GetNinjas

Site para anunciar serviços diversificados, que vão desde aulas de dança e serviços domésticos até consultoria de economia e finanças. O cadastro é super simples e leva poucos minutos. O prestador de serviços ganha uma página pessoal com as descrições, fotos e avaliações do trabalho, que pode ser encontrada por buscadores de internet. Também é possível baixar um aplicativo do site para receber notificações quando clientes solicitarem novos orçamentos.

Profissionais: diversos

Idiomas: português

Logovia

Site voltado para criação de produtos gráficos como logotipos, cartões e folders, dentre outros. Os clientes preenchem o brinde e o orçamento disponível e os designers selecionam os projetos que desejam realizar. O site funciona com o sistema de concorrência criativa, o que permite que mais de um profissional realize o trabalho e, quem escolhe o “vencedor” é o cliente. Existem pontos de contato ao longo do projeto em que o cliente manda feedbacks para os designers para orientar o desenvolvimento do trabalho. O site faz o intermédio do envio dos trabalhos e do pagamento.

Profissionais: designers e ilustradores

Idiomas: português

99 designs 

Voltada exclusivamente para designers, a plataforma é destinada à contratação de profissionais para realização de trabalhos de design. No banco de dados estão cadastrados cerca de 320.000 usuários. O site tem uma política forte contra cópias que pode causar a suspensão da conta do designer que copiar trabalhos alheios. Alguns trechos do site ainda não apresentam tradução para o português. O site funciona de maneira semelhante ao Logovia, com o sistema de concorrência criativa, mas uma das vantagens é que ele oferece uma área restrita para trabalhar com clientes conhecidos através do site.

Profissionais: designers

Idiomas: português

Freelancer.com

Um dos maiores classificados online para encontrar trabalhos (está presente em mais de 248 países e regiões). São quase 13 milhões de usuários cadastrados, dos quais 20% empregadores, com cerca de 270 mil ofertas de trabalho. O valor médio de remuneração por projeto é de 200 dólares

Profissionais: vários, com destaque para programadores, designers e marketing digital

Idiomas: português

ElanceODesk

Recentemente, os dois sites se uniram. Juntos, eles listam 2 milhões de empresas que buscam mais de 2.500 habilidades. Uma desvantagem é que o site é todo em inglês. Criar o perfil é bem prático, pois ele permite a importação de dados de outros locais como Facebook e LinkedIn, desde que o usuário forneça a permissão, claro.

Profissionais: programadores, designers, publicitários, tradutores e outros

Idiomas: inglês

Matéria publicada em Você S/A.