Os mandamentos de ouro para fazer home office com sucesso

Nada de trabalhar deitada no sofá e/ou ficar com a televisão ligada, hein?

Embora seja o sonho de muita gente, o home office também é visto como um grande pesadelo por muitos. Para que o trabalho seja realizado com sucesso, sem que a produtividade seja prejudicada, é preciso seguir algumas dicas. “A falta de disciplina pode ser o maior risco dos profissionais que querem ou já fazem home office, mas tudo é uma questão de costume”, pontua o empresário, escritor, coach e palestrante Jaques Grinberg Costa.

Ambiente

Esse tipo de trabalho requer muita concentração e é essencial evitar dispersões com a rotina diária da casa. “Quando possível, recomendamos que o espaço esteja em um local mais reservado da casa, onde você possa fechar a porta e trabalhar como se estivesse em uma empresa. O que vale é a disciplina e o comprometimento, mas estar em um cômodo individualizado fortalecerá seus objetivos, pois você estará menos inserida no contexto doméstico que tanto ameaça a sua concentração”, aconselha Luciana Tegon, headhunter e fundadora da Tegon Consultoria. “O tamanho do espaço físico não é o mais importante para quem faz home office. É preciso que este ambiente tenha porta, boa iluminação e ventilação, além de ser confortável e aconchegante“, atenta Jaques.

Veja mais: 7 ideias de home office para você se inspirar

Getty Images Getty Images

Getty Images (/)

Infraestrutura

Além de preparar um ambiente adequado para o trabalho, é interessante contar com tudo o que você pode precisar por perto, para evitar distrações. “É importante ter um computador, materiais de trabalho, impressora e um armário para organizar documentos e demais equipamentos que você costuma usar”, enumera Luciana. “A internet é uma das principais ferramentas, por isso, deve ter qualidade e ser estável. Investir em tecnologia e conforto ajuda na disciplina e na organização”, lembra Jaques.

Veja mais: 16 detalhes para deixar a mesa de trabalho mais charmosa

Horários

Mesmo em casa, é essencial definir horários para que as tarefas sejam executadas da melhor maneira possível. Por isso, seja comprometida e faça intervalos de, no máximo, 15 minutos. “Evite se dispersar enquanto busca água ou toma café. Nada de brincar com o pet, dar uma ligadinha na TV para espiar o que está rolando ou cair na tentação de dar uma esticada no sofá”, alerta Luciana. 

Veja mais: 5 ferramentas online essenciais para quem faz home office

Regras

“Em muitos casos, é importante impor regras para conseguir ser efetivamente produtiva”, admite Jaques. Nas horas em que estiver trabalhando, as pessoas devem entender que você não está disponível, da mesma forma que você não estaria se estivesse trabalhando fora. “Você só pode ser interrompida em casos especiais, quando algo realmente não puder esperar”, ensina Luciana.

Veja mais: Quero trabalhar em casa, será que sentirei falta do escritório?

John Howard/Thinkstock/Getty Images John Howard/Thinkstock/Getty Images

John Howard/Thinkstock/Getty Images (/)

Afinal, quais as vantagens?

  • Mais tempo de sono, pois não há a necessidade de acordar cedo para chegar na empresa
  • Alimentação caseira
  • Economia de tempo e de recursos gastos com deslocamento e alimentação
  • Independência no planejamento da rotina de trabalho
  • Proximidade dos familiares

E quais as desvantagens?

  • Menos relacionamentos com colegas de trabalho
  • Não acompanhar o que acontece no dia a dia da empresa
  • Necessidade de ter bastante disciplina para gerenciar o tempo e manter o planejamento eficaz

Thinkstock Thinkstock

Thinkstock (/)

O segredo do home office de sucesso

De acordo com Jaques, “O grande segredo é acreditar em seu potencial como profissional e manter o foco na organização e no planejamento“. Embora o home office ainda não seja encarado como uma realidade por muitos, ele pode ser uma alternativa viável. “No Brasil, o preconceito pelo trabalho em casa ainda é comum e um dos motivos é a falta de disciplina dos profissionais que não conseguem bons resultados. Acredite em você e na sua empresa e mostre que é possível, sim, trabalhar em casa e ser produtiva!”, aconselha.

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆