Por que devemos respeitar o nosso horário de almoço

Você usa todo o intervalo para resolver problemas, estudar ou adiantar seu trabalho? Amiga, você está fazendo isso errado!

De acordo com as leis trabalhistas brasileiras, todos que possuem jornadas com mais de seis horas por dia têm direito a um intervalo (e com liberdade para fazer o que quiser). É esta pausa que popularmente chamamos de “hora de almoço”. No entanto, menosprezar a importância desta folga pode interferir, sim, em nossa saúde e bem-estar!

Um dos principais motivos para respeitarmos o nosso horário de almoço é a necessidade de um breve repouso mental ao longo do dia. Este período serve para que a gente se desligue de assuntos do trabalho, consiga se distrair e até socializar com outras pessoas. Então, nada de almoçar na sua mesa enquanto checa e-mails ou finaliza aquele relatório, hein?

Além disso, também precisamos nos atentar para um importante aspecto fisiológico. “Existem várias razões para utilizarmos toda a hora de almoço, uma delas é o fato de que devemos comer vagarosamente, de forma consciente e sem estresse“, destaca William Ferraz, Master Coach especialista em Neurociência e Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo. “Comer rapidamente implica em uma digestão incompleta dos alimentos, o que também promoverá menor absorção dos nutrientes constituintes dos alimentos”, explica. “Quando comemos assim, temos menos consciência da quantidade, qualidade e reais necessidades do nosso corpo”, ressalta William.

Vale mencionar também que fazer uma pausa durante e logo após as principais refeições auxilia o processo de digestão adequado e pode ajudar a aumentar a produtividade no trabalho. “Devemos lembrar que a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes essenciais ao nosso organismo fazem parte de um processo que consome energia – isto é, gasta moléculas de ATP. Portanto, comer e, ao mesmo tempo, estar estressado ou realizar atividades que também requerem energia irá gerar uma certa competição no organismo. Por isso, é indicado diminuir o ritmo, pelo menos durante e até mesmo alguns minutos após as refeições”, orienta o especialista.

E se você se preocupa em manter o controle em situações críticas de trabalho, saiba que respeitar o horário de almoço pode nos ajudar, ainda, a reduzir o estresse e até mesmo o risco de contrairmos algumas doenças. “A menor absorção dos nutrientes essenciais, consequência de uma digestão inadequada, causará deficiências ao funcionamento adequado do corpo, refletindo em estresse ao organismo. Essa situação pode se exprimir através de falta de energia, cansaço e até mesmo algumas doenças, como baixa imunidade e problemas gastrointestinais, por exemplo”, expõe William.

Por isso, você até pode aproveitar esse momento para se dedicar a outras atividades, como fazer academia, aulas de línguas ou até mesmo algumas comprinhas. Mas não deixe de priorizar uma refeição saudável e dedicar um tempinho para o seu descanso, combinado?